O Ministro das Comunicações, Fabio Faria, anunciou ontem que o Tribunal de Contas da União agendou para 18 de agosto o julgamento do edital do 5G. O tribunal confirmou a data. O edital será votado, às 10h, em reunião extraordinária no TCU. A área técnica deverá entregar o edital do gabinete do relator em 8 de agosto.
Ainda segundo Faria, após a votação no TCU, em até cinco dias o edital será encaminhado para a Anatel. “Falei agora com o presidente da Anatel, e ele disse que, devido à grande interação entre Anatel, TCU e Ministério das Comunicações, ele consegue publicar em até sete dias o edital pela Anatel”, relatou o ministro.
Se os prazos forem cumpridos, é possível que o edital do leilão seja divulgado em 30 de agosto. Faria acredita que a tecnologia 5G estará em funcionamento em julho de 2022. “As empresas de telecomunicações disseram que as obrigações do edital para colocar (5G) nas capitais estão mantidas. Inclusive, até o fim deste ano, podemos ter algumas capitais com 5G funcionando, de acordo com o feedback que recebi das empresas”, disse.
O ministro também comentou detalhes do edital. Sobre a participação de fornecedoras dos equipamentos no leilão do 5G, o ministro disse que “quem vai participar do edital não são as empresas, são as empresas de telecomunicações; são elas que vão fazer o lances para adquirir as faixas de transmissão”.
Acerca da rede privativa do governo, um dos itens especificados no edital, Faria disse que foram estabelecidas “restrições para o que o governo considera áreas sensíveis, área de governo, ministérios Forças Armadas. Essas áreas ficaram dentro de uma rede privativa que, aí sim, têm restrições, e o governo vai decidir quais áreas eles vão colocar dentro do box seguro, que é a rede privada”.
Pontos nas áreas rurais
Segundo o ministro, até 2022, vinte pontos de 5G deverão estar instalados no país. “Estamos avançando sim, nós teremos 20 pontos no país que serão doados pelas empresas de telecomunicação. Vamos agora para o Paraná, o próximo ponto é Londrina, na Embrapa, no próximo mês”, antecipou.
Fabio Faria disse que o Ministério da Infraestrutura também levará pontos para outros locais. “Não só nas áreas rurais, o ministro da infraestrutura, ministro Tarcísio (Freitas) está escolhendo alguns pontos. Nós vamos levar para portos, aeroportos, pra que a população tenha noção do que vai ocorrer com o 5G”, explicou Faria.
Segundo o ministro das telecomunicações, a maior expectativa é com o agronegócio, que deve ter grande crescimento. “Nós teremos um aumento muito grande no agronegócio brasileiro. A expectativa é de que o agro tenha um crescimento no PIB de 20% ao ano, porque toda a linha de produção estará conectada. Então vai aumentar muito mais a eficiência, economicidade. Por isso a gente está fazendo alguns pontos, e a turma do agro... Nós precisamos urgentemente do 5G aqui para ficarmos mais competitivos frente aos outro países”, destacou.