O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), definiu os relatores da reforma tributária. O deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) será o relator do PL 3887/2020, que trata da união de PIS e Cofins com a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
A segunda parte da reforma, que tratará das mudanças no Imposto de Renda e tributação de dividendos, será relatada pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA). Os parlamentares têm certa proximidade com o presidente da Câmara, o que deve acelerar a tramitação, como pretende Lira.
O governo deseja avançar na reforma nos próximos meses. O primeiro projeto, que trata da CBS, já estava na Câmara desde o ano passado. Hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se encontrou com Lira na presença de outros dois ministros para entregar a segunda parte, que altera o Imposto de Renda.
As demais fases da reforma tramitarão no Senado, paralelamente. Lá deverão ser discutidas as alterações no ICMS e ISS, IPI e a criação de um passaporte tributário nos moldes do Refis para que empresas regularizem sua situação com o fisco.
Saiba Mais
- Economia Lira pede que governo acelere o envio das propostas de reforma tributária
- Economia Parlamentares creem que tributária deve passar em 2021 e administrativa, não
- Política Lira: relatores da reforma tributária serão definidos nesta semana
- Economia Reforma tributária fica próxima de ter relator; fatiamento é controverso
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.