MERCADO

Opep+ decide elevar produção de petróleo 'gradualmente' de maio a julho

Decisão foi tomada em reunião virtual dos países-membros e anunciada nesta quinta-feira (1º/4), via comunicado oficial; nota, contudo, não informa precisamente a quantidade de elevação na oferta

Agência Estado
postado em 01/04/2021 15:15 / atualizado em 01/04/2021 15:15
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, grupo conhecido como Opep+, decidiu elevar a produção de petróleo "gradualmente" de maio a julho. A decisão foi tomada em reunião virtual dos países-membros e anunciada nesta quinta-feira, 1º de abril, via comunicado oficial.
A nota, contudo, não informa precisamente a quantidade de elevação na oferta.
"A reunião aprovou o ajuste dos níveis de produção para maio, junho e julho de 2021, continuando a respeitar o mecanismo ... de realização de encontros mensais avaliar as condições de mercado e decidir sobre os ajustes do nível de produção para o mês seguinte, sendo que cada ajuste não vai ultrapassar os 500 mil barris por dia", limita-se a dizer o comunicado oficial.
De acordo com reportagem da Dow Jones Newswires, citando fontes, a elevação na oferta será de 350 mil barris por dia (bdp) em maio e junho e de 450 mil bpd em julho.
Para justificar o aumento na produção da commodity, a Opep+ diz, no comunicado oficial, que houve melhoras no mercado de petróleo graças ao processo de imunização contra a covid-19 e a estímulos econômicos anunciados em países como os Estados Unidos.
Por outro lado, fala em "volatilidade" que demanda "abordagem cautelosa".
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.