CB.Agro

Brasil tem potencial para "agrolíderes"

» Pedro Ícaro*

Correio Braziliense
postado em 19/03/2021 23:32 / atualizado em 19/03/2021 23:52
 (crédito: MINERVINO JUNIOR                    )
(crédito: MINERVINO JUNIOR )

Para Alexander Dornelles, o agronegócio é um alento nestes tempos difíceis. “Alguns países estão tendo dificuldade de fornecer alimentos para as famílias. Então, apesar de todo o desafio, estamos vivendo uma situação privilegiada por sermos o país do agronegócio”, comentou o auditor fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura. Dornelles foi o entrevistado de ontem do CB. Agro, programa realizado em parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.


Com potencial de se tornar o maior produtor e fornecedor mundial de alimentos até 2030, o Brasil pode figurar também como formador de uma mão de obra de excelência na produção agrícola. “ De 5,1 milhão de produtores, 300 mil concentram 85% de todo o valor bruto da produção. Se conseguirmos pegar os outros, que não estão entre os 300 mil, cerca de 4,8 milhões, para que eles aumentem a capacidade produtiva, teremos um aumento muito grande”, afirmou Dornelles.


Segundo o especialista, quem deseja empreender precisa conhecer as diferentes áreas do setor. “Muitas vezes, as pessoas estão focadas só nas questões técnicas da produção. Mas precisam entender de liderança, de gestão, de inteligência emocional. Precisam aprender a lidar com problemas complexos em situações de pressão”, disse.


Nesse contexto, Dornelles destacou a figura do “agrolíder”. “A cadeia tem uma grande complexidade. Então, o agrolíder que atua nesse segmento pode ser um profissional de qualquer formação, tem que ter a visão sistêmica dessa cadeia”, detalhou.

*Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação