Caixa Tem

Caixa: calendário de pagamento do novo auxílio emergencial está pronto

Cronograma já foi preparado pela Caixa Econômica Federal, mas precisa de validação do governo federal para ser divulgado

Marina Barbosa
postado em 18/03/2021 16:00 / atualizado em 18/03/2021 16:02
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

A Caixa Econômica Federal já está preparada para efetuar os pagamentos do novo auxílio emergencial. Foi o que indicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, nesta quinta-feira (18/3), pouco antes de o presidente Jair Bolsonaro apresentar a medida provisória que vai recriar o benefício ao Congresso Nacional.

"Estamos preparados, seja do ponto de vista digital, seja do ponto de vista de atendimento, para mais uma fase desse pagamento", afirmou Guimarães, durante a apresentação do resultado financeiro da Caixa Econômica Federal em 2020.

O executivo explicou que o banco já tem o cadastro dos brasileiros que devem ser beneficiados pelo auxílio emergencial no Caixa Tem. Por isso, poderá disparar os pagamentos por meio do aplicativo assim que o governo federal liberar a lista de pessoas que terão direito ao novo auxílio emergencial.

"Os dados finais estão no Ministério da Cidadania e na Dataprev. Todos eles já têm contas digitais. A partir do momento em que tenhamos os dados, a operacionalização será rápida", afirmou o presidente da Caixa.

Em 2020, cerca de 68 milhões de pessoas receberam o auxílio, mas esse número deve ser menor neste ano, já que o governo fez um pente-fino na base de beneficiários para pagar o auxílio apenas para quem ainda precisa de ajuda do poder público. A expectativa é de que pouco mais de 40 milhões de pessoas recebam o novo auxílio, que será de aproximadamente R$ 250. Os detalhes do benefício devem ser apresentados ainda nesta quinta-feira, pois o presidente Jair Bolsonaro pretende levar ao Congresso Nacional a medida provisória que vai retomar o benefício nesta tarde.

Agências

Para efetuar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa ainda vai reforçar o quadro de pessoal das agências bancárias. "Apesar de ter o banco digital e o aplicativo, dezenas de milhões de brasileiros ainda precisam de ajuda manual para receber os pagamentos", lembrou Guimarães. Ele destacou que, por isso, o banco vai contratar 7,7 mil funcionários novos nas próximas semanas.

"Dentro em breve estaremos realizando mais uma etapa do auxílio emergencial. Então, ontem (17), nós anunciamos a contratação de mais de 7,7 mil pessoas, sendo 2,7 mil empregados, 1,5 mil atendentes, 2,3 mil seguranças e 1,1 mil estagiários. Todo esse grupo estará focado no atendimento do auxílio emergencial. É uma demonstração que a Caixa, neste momento tão sensível do Brasil, ajuda tanto na realização desse pagamento, como na minimização das filas e da aglomeração", comentou o presidente da Caixa.

Segundo Pedro Guimarães, os novos funcionários da Caixa serão direcionados principalmente para as agências que concentram os pagamentos do auxílio emergencial, como as agências do Norte e do Nordeste.

Calendário

O calendário de pagamentos e saques do auxílio, no entanto, ainda será divulgado pela Caixa. Segundo Guimarães, o cronograma já foi elaborado e busca pagar o auxílio "o mais rápido possível, evitando ao máximo aglomeração, por conta da questão da pandemia". Porém, ainda precisa da validação do Ministério da Cidadania e do presidente Jair Bolsonaro para ser publicado.

"Do ponto de vista técnico, a Caixa está preparada, como fez em 2020, fazendo o equilíbrio entre o pagamento nas agências e o digital, tendo como objetivo básico ajudar as pessoas em elas recebendo recursos e evitar aglomerações", afirmou Guimarães, que prometeu apresentar esse cronograma assim que tiver todas as aprovações necessárias da Cidadania e do Planalto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação