O Banco do Brasil anunciou uma linha de crédito no valor de R$ 16 bilhões para Custeio Antecipado da Safra 2021/2022, voltado para compras de insumos das lavouras de milho, soja, cana-de-açúcar, arroz, café e algodão. A proposta do crédito antecipado, divulgada durante live na manhã desta terça-feira (23/2), é fornecer ao agricultor a possibilidade de comprar insumos e produtos a baixo custo.
De acordo com o vice-presidente do Banco do Brasil, João Rabelo, a liberação desses recursos é feita em meados de fevereiro, prevendo um aumento dos insumos ao longo dos meses. "Se compararmos os preços dos insumos em fevereiro e em outubro, quando normalmente é feita sua compra, houve uma elevação (no ano passado) de 19% no preço da soja, 16% no milho verão e 12% no algodão", disse Rabelo, pedindo aos produtores que procurem pela linha "o mais cedo possível".
Nas últimas três safras, foram desembolsados R$ 27 bilhões no Custeio Antecipado, mas de acordo com André Brandão, presidente do BB, o valor disponibilizado para este ano é um recorde.
O recurso já está disponível e mais de 97% dos municípios brasileiros já têm linha de crédito rural em agências do BB. Para aqueles produtores que se encaixam no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a taxa de juros é de 5% ao ano e, para os demais, 6% ao ano.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.