Agência Estado
postado em 28/01/2021 15:11
A taxa composta de subutilização da força de trabalho caiu de 30,6% no trimestre móvel encerrado em agosto para 29,0% no trimestre móvel terminado em novembro, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (28/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa composta inclui a de desocupação, a de subocupação por insuficiência de horas e a da força de trabalho potencial, pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar. No trimestre móvel até outubro de 2019, a taxa de subutilização da força de trabalho estava em 23,3%.
Isso significa que faltou trabalho para 32,162 milhões de pessoas, que estavam na população subutilizada (que inclui desocupados, subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial).
Esse contingente caiu 3,5% ante o trimestre móvel imediatamente anterior, com 1,157 milhão de pessoas a menos. Em relação a igual período de 2019, ainda registra um avanço de 21,0%, ou 5,586 milhões de pessoas a mais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.