Pagamento

Possibilidade de recolher o FGTS via Pix passa para maio de 2021

Medida depende do FGTS Digital, que estava previsto para janeiro, mas será lançado em maio

O projeto que promete facilitar o processo de arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será lançado em maio de 2021. Por isso, a possibilidade de recolher o FGTS pelo Pix, que estava prevista para o início do próximo ano, será adiada.

O pagamento do FGTS via Pix foi anunciado em outubro, após a assinatura de um convênio entre o Banco Central (BC) e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Porém, depende do lançamento do novo sistema do FGTS, o FGTS Digital.

A previsão do BC era que o FGTS Digital seria lançado em janeiro de 2021. Porém, em nota enviada ao Correio nesta quarta-feira (23/12), a Secretaria de Trabalho disse que o lançamento do FGTS Digital está previsto para maio do ano que vem.

"A primeira fase, em desenvolvimento pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), já está em homologação e a previsão da equipe é que o FGTS Digital tenha início em maio de 2021. Com a implantação do FGTS Digital, os recolhimentos serão realizados via Pix", diz a nota.

A pasta não explicou o motivo desse prazo, mas informou que apenas na semana passada "o Conselho Curador do FGTS aprovou a proposta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPRT-ME) para alocação de recursos à implantação do FGTS Digital".

O BC também vem trabalhando com o Tesouro Nacional e a Receita Federal para permitir o pagamento de outras taxas da União pelo Pix, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiros. Contas de luz também têm sido preparadas para receber o código de pagamento do Pix. E o BC ainda fez um convênio com a Caixa para permitir o pagamento de jogos de loteria pelo sistema instantâneo.

Saiba Mais