O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou nesta quarta-feira (23/12) a importância da vacinação em massa contra a covid-19. Para ele, a vacina pode garantir a saúde e a recuperação econômica do Brasil. Por isso, deve ser a esperança e o foco de trabalho no ano que vem.
"Foi um ano muito difícil para todos nós. [...] Para o ano que vem, nossa esperança e nosso trabalho vai ser a vacinação em massa, para salvar vidas, garantir o retorno seguro ao trabalho e garantir a retomada do crescimento econômico brasileiro", afirmou o chefe da equipe econômica.
Ressaltando as dificuldades enfrentadas nesse ano, o ministro, que teve as férias de fim de ano suspensas no início desta semana, ainda mandou "um abraço afetuoso para todos os brasileiros, pela resiliência e fraternidade no enfrentamento à pandemia".
Guedes falou sobre a vacinação contra a covid-19 ao fazer uma breve aparição na apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o Caged, o Brasil criou 414.556 postos de trabalho formal em novembro deste ano. Com isso, o país passou a registrar saldo positivo
de vagas no acumulado do ano, algo que não acontecia desde o início da pandemia de covid-19. Para o chefe da equipe econômica, os dados mostram que a economia brasileira está se recuperando em V da crise causada pelo novo coronavírus.
Em outras ocasiões, o ministro já ressaltou, contudo, que o país vai precisar da vacina contra a covid-19 e de medidas de ajuste fiscal para transformar esse início de recuperação em um ciclo de crescimento sustentável. Afinal, a imunização vai garantir o retorno seguro ao trabalho, afastando o risco de novos fechamentos de atividades. E as medidas fiscais podem passar confiança ao mercado, atraindo investidores para o país.