Crimes

Febraban alerta para golpes virtuais nas compras de fim de ano

Especialmente no fim do ano, a atenção deve ser redobrada. Federação Brasileira de Bancos dá dicas de como se proteger de possíveis criminosos nas compras on-line

Jailson R. Sena*
postado em 21/12/2020 14:52 / atualizado em 21/12/2020 14:53
 (crédito:  ED ALVES/CB/D.A Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

Com o comércio mais aquecido no fim do ano e com a proximidade das festividades, muitos consumidores vão as compras, seja para presentear alguém ou a si próprio. Com a pandemia, as vendas on-line devem aumentar e, por isso, quadrilhas especializadas em aplicar golpes virtuais, como captura de dados pessoais, enxergam as últimas semanas do ano como um bom momento para entrar em ação.

“É preciso estar sempre atento, mas em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, diz o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.

Os criminosos têm se especializado nesse tipo de ação baseada na captura de dados pessoais, após conquistar a confiança de clientes desavisados. “Hoje, 70% dos golpes feitos no mundo digital estão relacionados à engenharia social”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Engenharia social consiste em estratégias para convencer a vítima a fornecer informações pessoais aos golpistas, como CPF, senhas e números dos cartões. Outra prática comum é levar a pessoa a fazer transações em favor das quadrilhas, como transferências de dinheiro ou pagamentos via Pix para contas dos bandidos.

Sites e e-mails falsos, ligações e mensagens são algumas das artimanhas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas e ter acesso às informações das vítimas. “As quadrilhas buscam obter informações pessoais dos clientes para poder realizar operações fraudulentas. Por isso é importante proteger esses dados e não os compartilhar de forma indevida”, explica Volpini.

Dicas da Febraban para não ser vítima dos golpistas

  • Tenha cuidado para não cair em um site falso;
  • Nunca compre em lojas que não gerem confiança;
  • Sempre pesquise a reputação da loja antes de comprar;
  • Verifique se as informações da aba “sobre” ou “contato”, como telefone, endereço do escritório, e-mail, canal de atendimento e CNPJ são verdadeiras;
  • Nunca clique em links de ofertas muito boas para serem verdade;
  • Para ver a oferta sempre digite o endereço da loja da barra do seu navegador;
  • Antes de incluir o número do cartão, veja, na barra do navegador, se está na página certa e oficial da loja;
  • Sempre use o cartão virtual;
  • Crie senhas com letras e números e lembre-se de ter uma senha diferente para cada conta;
  • Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão. Por isso, mantenha seu cartão fora do alcance de outras pessoas;
  • Nunca perca seu cartão de vista;
  • Sempre confira seu nome no cartão depois de usá-lo;
  • Para evitar que seus dados sejam usados em compras on-line sem você notar, nunca forneça senha, número e código de segurança do cartão em SMS, e-mail e WhatsApp.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 


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