DÍVIDA EXTERNA

Tesouro anuncia volta da emissão de títulos no mercado externo

Na última emissão, em junho, o governo emitiu US$ 3,5 bilhões em títulos da dívida externa no mercado internacional

Vera Batista
postado em 02/12/2020 12:33 / atualizado em 02/12/2020 13:00
 (crédito: Divulgação/Governo Federal)
(crédito: Divulgação/Governo Federal)

A Secretaria do Tesouro Nacional informou, nesta quarta-feira (2/12), que vai voltar a emitir títulos de dívida externa, em dólares, no mercado internacional. Os papéis negociados terão vencimento de cinco anos, em 2025 (Global 2025); 10 anos, em 2030 (Global 2030); e 30 anos, com vencimento em 2050 (Global 2050). O resultado da operação será divulgado no final da tarde. A operação será liderada pelos bancos Citibank, Santander e ScotiaBank.

“O objetivo da operação é dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos”, explica o órgão. Na última emissão, em junho último, o governo emitiu US$ 3,5 bilhões em títulos da dívida externa no mercado internacional.

As emissões competitivas de títulos públicos têm o objetivo atender as necessidades de financiamento do governo federal, assegurando um balanço adequado entre custos e riscos para a Dívida Pública Federal (DPF), além de favorecer o bom funcionamento do mercado de títulos públicos. De acordo com o Tesouro, as receitas das emissões de títulos da DPF, por meio de oferta pública, são usadas para fazer frente às despesas com o refinanciamento, os juros e outros encargos da dívida, interna e externa, de responsabilidade do Tesouro.

O Tesouro faz regularmente emissões de títulos Globais (também chamados de Global Bonds) usualmente em dólares, mas também em reais e euros, não sendo limitado, entretanto, o acesso a outras moedas. Os prazos de maturidade variam de acordo com os mercados, sendo as emissões em dólares as que atingem prazos de vencimento mais longos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação