Mercado S/A

Não custa lembrar: o 5G é fundamental não apenas para maior velocidade de conexão, mas para tornar as cidades mais inteligentes

Tecnologia 5G avança no mundo

A gigante sueca Ericsson divulgará, hoje, um estudo que confirma o rápido avanço da tecnologia 5G. Segundo o relatório Ericsson Mobility Report, a América Latina terá 180 milhões de assinaturas 5G até 2026, o que significará um crescimento estimado de 30% no tráfego de dados. No mundo, o número de pessoas com acesso a esse tipo de cobertura passará de 1 bilhão para 3,5 bilhões. Segundo a análise, o maior crescimento se dará na América do Norte, com o 5G abrangendo 80% de sua base móvel. O Brasil, que tem o leilão previsto para meados de 2021 — isso se nenhuma disputa política atrasar a iniciativa —, e o Chile, que acaba de anunciar o início do processo de licitação de frequências para 5G, provavelmente serão os primeiros países a impulsionar a quinta geração da internet móvel na América Latina. Não custa lembrar: o 5G é fundamental não apenas para maior velocidade de conexão, mas para tornar as cidades mais inteligentes.

R$ 30 bilhões
foi a entrada de investimentos estrangeiros na Bolsa em novembro. É o maior volume desde 1995, quando o dado começou a ser computado

Home office satisfaz funcionários da Laureate Brasil
A Laureate Brasil, uma das maiores redes de ensino do país, avaliou o nível de satisfação dos funcionários com o home office. Os resultados confirmam que o trabalho remoto veio para ficar: 83% dos colaboradores das áreas administrativas acreditam que estão significativamente mais produtivos, enquanto 84% consideraram que melhoraram a qualidade de vida. Para 52% dos entrevistados, as tarefas presenciais devem ficar concentradas em reuniões de equipe, com clientes ou fornecedores.

Biden é esperança para indústria da maconha
A eleição do democrata Joe Biden à Presidência dos Estados Unidos deu novo impulso para as empresas de cannabis. Na semana passada, as ações da Canopy Growth, maior empresa do setor no mundo, subiram 13% diante do aumento do interesse dos investidores. Não foi um caso único. Outra gigante, a Aurora Cannabis, teve desempenho ainda melhor, com alta de 21% no mesmo período. Projeções mostram que a indústria da maconha avançará, em média, 20% por ano até 2025.

Jovens cancelam perfis nas redes sociais
Embora as redes sociais estejam longe de perder sua força, o tradicional estudo Digital Society Index coloca uma nova perspectiva sobre o futuro das plataformas. Segundo o levantamento, que monitorou o uso de internet por 32 mil pessoas de diversas partes do mundo entre maio de 2019 e maio de 2020, um em cada cinco jovens cancelou seus perfis nas redes sociais nesse período. Eles temem a perda da privacidade e o uso indevido de dados pessoais, além da falta de atenção para a “vida real.”

“O objetivo na Netflix é que ajudemos uns aos outros a obter sucesso, mesmo que isso signifique magoar os sentimentos de alguém de vez em quando”
Reed Hastings, fundador e presidente da Netlfix, sobre a política de recursos humanos da empresa

Rapidinhas

» A farmacêutica brasileira Apsen lançou, em parceria com startup de saúde Dr. Cuco, uma iniciativa incomum no ramo da saúde: a entrega de amostras de produtos diretamente na casa dos pacientes. Chamado de
“Apsen com Você”, o projeto consiste, por enquanto, em remeter suplementes alimentares. São Paulo foi a primeira cidade a receber a iniciativa.

» As micros e pequenas empresas sofrem para obter crédito. Segundo estudo realizado no Brasil pela fintech americana Intuit QuickBooks, só um em cada quatro empreendedores que buscam socorro financeiro consegue o dinheiro. Com o risco de inadimplência, os bancos se tornaram mais seletivos.

» A grife americana de roupas Abercrombie (foto), que fez sucesso no início da década entre os adolescentes, está em dificuldades. Em 2020, a empresa fechou três lojas e outras quatro deverão ser encerradas até o fim do ano. Não é só a pandemia. A empresa vive uma crise de imagem desde que o presidente afirmou que só os clientes bonitos e magros interessam.

» A rede Domino’s Pizza, dona de 300 lojas no país, lançou um aplicativo exclusivo para uma categoria profissional que ganhou espaço nos últimos anos: os entregadores de delivery. Segundo a empresa, a ideia é oferecer treinamentos virtuais e gratuitos — e, por consequência, melhorar a qualidade do serviço.