Os pequenos negócios devem usar os canais digitais e as redes sociais para crescer, mesmo diante da concorrência com as grandes empresas e as gigantes da tecnologia que dominam esse mercado. Para isso, basta usar a tecnologia para criar uma relação de proximidade e oferecer uma experiência diferenciada para os consumidores. A avaliação é dos especialistas que participaram do Correio Talks: Sebrae Inova Digital, realizado nesta sexta-feira (20/11) pelo Correio Braziliense, em parceria com o Sebrae.
"Se você conseguir fazer uma relação diferenciada com o cliente, mesmo nos canais digitais, você vai conseguir sobreviver e vai avançar no mercado", garantiu o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho, durante o Correio Talks que debateu os desafios e as oportunidades do empreendedorismo digital nesta sexta-feira. "Tem que fazer diferente para que as pessoas queiram consumir
com você. A conectividade com o cliente é o que vai fazer que ele te escolha", reforçou.
O superintendente do Sebrae-DF explicou que não adianta tentar fazer o mesmo que as grandes empresas, pois essas companhias têm mais capital, escala e tecnologia. O importante para os pequenos empreendedores no meio digital, segundo ele, é criar um negócio humanizado e próximo do cliente. Ou seja, um negócio diferente do das grandes empresas, que costumam oferecer uma experiência e um contato padronizado para todos os consumidores.
"A inteligência humana é mais forte a artificial", cravou Antônio Valdir Oliveira Filho. "A saída está na experiência do cliente. [...] Você pode enriquecer a experiência do cliente", reforçou o jornalista Guilherme Portanova.
O professor de empreendedorismo e negócios digitais Marcelo Minutti explicou que, por estar mais próximo e desfrutar da mesma realidade do consumidor, o pequeno negócio tem a possibilidade de oferecer produtos e serviços focalizados. O empreendedor pode, então, fidelizar clientes e crescer por conta dessa experiência diferenciada.
Por isso, Minutti reforçou a importância de o empreendedor estar sempre conectado com o cliente, seja de forma presencial, pela internet ou pelo telefone. "Quando o consumidor se vê impactado pela experiência que o negócio oferece, ele vê que não é mais um e se conecta com o empreendedor", afirmou.
Os especialistas também lembraram que inovar e empreender de forma digital é muito mais fácil do que muitos imaginam, pois não necessariamente envolve grandes custos. "Inovar é um novo olhar. É uma nova forma de fazer", comentou Oliveira Filho. Ele lembrou que o Sebrae-DF está aberto para ajudar os pequenos negócios que querem entrar ou avançar no meio digital. Na pandemia de covid-19, a entidade ofereceu, por
exemplo, consultorias gratuitas de marketing digital.