Empreendedorismo

Correio Talks: Experiência é o diferencial dos pequenos negócios

Os especialistas que participaram do Correio Talks acreditam que os pequenos negócios devem se valer da proximidade com os clientes para oferecer uma experiência diferenciada, adaptada aos anseios do consumidor

Marina Barbosa
postado em 20/11/2020 17:29 / atualizado em 20/11/2020 17:30
 (crédito: Reprodução/Internet)
(crédito: Reprodução/Internet)

Os pequenos negócios devem usar os canais digitais e as redes sociais para crescer, mesmo diante da concorrência com as grandes empresas e as gigantes da tecnologia que dominam esse mercado. Para isso, basta usar a tecnologia para criar uma relação de proximidade e oferecer uma experiência diferenciada para os consumidores. A avaliação é dos especialistas que participaram do Correio Talks: Sebrae Inova Digital, realizado nesta sexta-feira (20/11) pelo Correio Braziliense, em parceria com o Sebrae.

"Se você conseguir fazer uma relação diferenciada com o cliente, mesmo nos canais digitais, você vai conseguir sobreviver e vai avançar no mercado", garantiu o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho, durante o Correio Talks que debateu os desafios e as oportunidades do empreendedorismo digital nesta sexta-feira. "Tem que fazer diferente para que as pessoas queiram consumir
com você. A conectividade com o cliente é o que vai fazer que ele te escolha", reforçou.

O superintendente do Sebrae-DF explicou que não adianta tentar fazer o mesmo que as grandes empresas, pois essas companhias têm mais capital, escala e tecnologia. O importante para os pequenos empreendedores no meio digital, segundo ele, é criar um negócio humanizado e próximo do cliente. Ou seja, um negócio diferente do das grandes empresas, que costumam oferecer uma experiência e um contato padronizado para todos os consumidores.

"A inteligência humana é mais forte a artificial", cravou Antônio Valdir Oliveira Filho. "A saída está na experiência do cliente. [...] Você pode enriquecer a experiência do cliente", reforçou o jornalista Guilherme Portanova.

O professor de empreendedorismo e negócios digitais Marcelo Minutti explicou que, por estar mais próximo e desfrutar da mesma realidade do consumidor, o pequeno negócio tem a possibilidade de oferecer produtos e serviços focalizados. O empreendedor pode, então, fidelizar clientes e crescer por conta dessa experiência diferenciada.

Por isso, Minutti reforçou a importância de o empreendedor estar sempre conectado com o cliente, seja de forma presencial, pela internet ou pelo telefone. "Quando o consumidor se vê impactado pela experiência que o negócio oferece, ele vê que não é mais um e se conecta com o empreendedor", afirmou.

Os especialistas também lembraram que inovar e empreender de forma digital é muito mais fácil do que muitos imaginam, pois não necessariamente envolve grandes custos. "Inovar é um novo olhar. É uma nova forma de fazer", comentou Oliveira Filho. Ele lembrou que o Sebrae-DF está aberto para ajudar os pequenos negócios que querem entrar ou avançar no meio digital. Na pandemia de covid-19, a entidade ofereceu, por
exemplo, consultorias gratuitas de marketing digital.

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