Correio Talks

Adaptação é chave do sucesso para quem quer empreender no ambiente digital

Marcelo Minutti, professor de Empreendedorismo e Negócios Digitais, explica que a velocidade da tecnologia é tão alta que não há como seguir modelos pré-existentes sem correr riscos

Simone Kafruni
postado em 20/11/2020 18:31
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Para empreender no ambiente digital em tempos de inovação tecnológica, a adaptação às novidades é o conceito mais importante, segundo Marcelo Minutti, professor de Empreendedorismo e Negócios Digitais, que participou do Inova Digital Sebrae e, nesta sexta-feira (20/11), comenta os resultados do evento no Correio Talks, transmitido em todas as plataformas do Correio Braziliense.

"O Inova Digital foi um evento cheio de reflexões poderosas. Alguns tópicos foram bastante abordados, como inovação, empreendedorismo, mídias sociais e vendas”, elencou. Segundo o especialista, há algumas tensões entre os temas. “Empreendedorismo e inovação estão intimamente ligados. Algumas décadas atrás, para empreender a pessoa já tinha o passo a passo de quem tinha feito o negócio antes. Era mais disciplina, resiliência, trabalho e esforço”, contou (veja a íntegra abaixo).

“Hoje, a adaptação é o conceito mais importante. Porque quando alguém constrói um conjunto de regras para um negócio, logo na sequência, isso se torna obsoleto. Se adaptar é muito importante neste mundo volátil, cheio de ciclos de rupturas”, destacou. Minutti afirmou que os negócios nascem, crescem, amadurecem e morrem, como tudo na vida. “Só que isso acontece cada vez mais rápido agora”, ressaltou.

O motivo desta velocidade é que a competição aumentou drasticamente por causa do ambiente digital. “Hoje, a gente aqui em Brasília compete com um varejista da China. Inovar se tornou mandatório, porque é precisa se diferenciar, mudar a forma de trabalho, para conseguir atingir um negócio sustentável no médio e longo prazos”, explicou.

Mídias sociais

O especialista comentou que mídias sociais e vendas estão conectadas. Mas é preciso muito cuidado com essa relação. “As mídias sociais permitem alcançar mais pessoas e se conectar com ideias, conceitos, conteúdos e pessoas diferentes. Você só cria quando colide ideias e sai do espaço confortável e do modelo mental que já tem”, destacou.

No entanto, as mídias sociais, conforme a própria busca da pessoa, pode deixá-la numa bolha. “Se a pessoa tem uma postura passiva, só vai encontrar os mesmos conteúdos e as mesmas pessoas, porque o algoritmo vai calibrar com as coisas que a interessam. Isso vai criar um funil de estagnação, com quantidade menor de colisão com conceitos novos”, alertou.

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