CORREIO TALKS

Live do Correio debate empreendedorismo digital nesta sexta-feira (20/11)

Promovido pelo Correio Braziliense em parceria com o Sebrae, evento traz questionamentos sobre o uso ético das redes sociais pelo empreendedores, modelos de negócios digitais e mudanças sociais geradas pelo surgimento das redes sociais

Natália Bosco*
postado em 19/11/2020 17:41 / atualizado em 19/11/2020 17:43
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Correio Braziliense realiza live nesta sexta-feira (20/11), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sobre empreendedorismo no meio digital e o uso das redes sociais. Inspirado no evento Sebrae Inova Digital, promovido na segunda semana de novembro, esta edição do Correio Talks contará com a participação do superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, do jornalista Guilherme Portanova e do professor de Empreendedorismo e Negócios Digitais Marcelo Minutti. O debate será mediado pelo editor de Política, Brasil e Economia do Correio, Carlos Alexandre de Souza.

Com a intenção de levar adiante a discussão iniciada no Sebrae Inova Digital, a live do Correio Talks traz como pontos centrais do debate as redes sociais, o uso da tecnologia e o comportamento do empreendedor no meio digital, que está em constante mudança. Além disso, os painelistas também falarão dos impactos sociais que o uso das redes sociais podem trazer e como as sociedades absorvem e lidam com essas mudanças tecnológicas.

A importância da adaptação dos modelos de negócios é um dos pontos que o superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, pretende abordar durante a live de sexta-feira. “Mostraremos a importância dessa adaptação e de relacionamento ao novo mundo digital, mas que devemos ter a busca pela consciência de uma utilização desses canais digitais dentro dos princípios éticos.”

O Correio Talks desta sexta-feira será transmitido ao vivo pelo site e pelas redes sociais do Correio. Após a apresentação dos painéis, os convidados poderão realizar perguntas via site ou redes sociais e interagir com os palestrantes. A abertura da live acontece às 15h. O público não precisa se inscrever para assistir ao debate. 

Adaptação do modelo de negócios

Valdir Oliveira Filho destacou que o debate será um importante complemento ao Sebrae Inova Digital. “O evento (Sebrae Inova Digital) fechou com uma proposta de impacto, com o palestrante Jaron Lanier propondo que todos deletem as suas redes sociais, mesmo depois de mostrarmos a importância desses canais para os negócios. Com essa live, vamos fazer o fecho desse grande debate com especialistas, para a construção de soluções ética e economicamente saudáveis nesse novo mundo digital”.

Consequências das redes sociais

O jornalista Guilherme Portanova adiantou que pretende levantar, durante o debate, questionamentos sobre o que pode resultar do uso das redes e da presença desses meios tecnológicos na sociedade. “Eu vou tentar levar a conversa um pouco para esse lado: o que pode emergir, o que a gente deve esperar e o que a gente deve prever a partir dessa dinâmica das redes sociais e desse comportamento que se tem nem sempre ético em relação aos dados (dos usuários)”. Além disso, Guilherme disse querer falar sobre o que acredita ser tendência dos negócios digitais.

Portanova apontou como as novas tecnologias e o uso das redes sociais ajudaram a mudar o conceito de sociedade e lembrou que agora “a gente tem uma condição muito mais difícil de enxergar e interpretar a sociedade”.

Impacto digital nos negócios

Já o professor de Empreendedorismo e Negócios Digitais Marcelo Minutti abordará em seu painel “a questão do impacto digital nos negócios, no pequeno empreendedor, como ele faz isso de forma estratégica e como ele faz isso de forma a criar um espaço de negócio saudável, que cresça a um médio e longo prazo”.

Marcelo também quer tratar, assim como Portanova, sobre como o empreendedor lidará com a questão da privacidade dos dados de seus clientes, que são disponibilizados pelas redes sociais. Segundo o especialista, o tema tende a ser um ativo relevante para negócios futuro. O professor lembra que as redes estão em constante mudança, o que exige uma contínua adaptação dos empreendedores.

Ilustração de dados
Ilustração de dados (foto: -)

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE