A Caixa Econômica Federal vai liberar até R$ 1,4 bilhão de crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O intuito é financiar os custos de produção da agricultura familiar com juros baixos.
O Pronaf Caixa foi lançado nesta sexta-feira (9/10) e vai oferecer empréstimos de até R$ 250 mil para os agricultores familiares. O crédito terá juros de 4% ao ano e até 14 meses de prazo de pagamento.
Segundo a Caixa, o programa é voltado para a produção de café, cana-de-açúcar, maçã, milho, soja e uva. E poderá ser usado para aquisição de sementes, fertilizantes, vacinas e demais insumos da agricultura familiar.
“A agricultura familiar é a base do nosso agronegócio. E a Caixa não poderia deixar de ajudar o homem do campo que movimenta a economia do país”, anunciou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Reflorestamento
A Caixa também lançou um programa de financiamento do plantio de árvores. A ideia é usar recursos do Fundo Socioambiental Caixa para contribuir com o plantio de árvores nos principais biomas brasileiros, inclusive na Amazônia e no Pantanal.
"Vamos plantar 10 milhões de árvores e vai ser pelo menor custo da história", anunciou Guimarães, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em uma viagem à Ilha de Marajó nesta sexta-feira. Segundo a Caixa, em breve será divulgado um edital de chamamento público para selecionar as instituições que vão realizar esse plantio.