Nunca usar a mesma senha em diferentes serviços, habilitar mecanismos de dupla autenticação, incluir caracteres especiais e evitar usar nomes de pessoas próximas, datas e, principalmente, combinações nos códigos de segurança são algumas dicas de cuidados com a segurança dos dados pessoais. Os setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo lançaram, nesta quarta-feira (14/10), a campanha #FiqueEsperto, com informações para a população sobre a importância de se prevenir contra fraudes no ambiente digital.
A campanha procura alertar os usuários de internet e de serviços digitais para tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital e informar sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar os golpes. Portanto, nunca forneça senhas ou códigos de segurança pelo telefone ou como resposta a mensagens, mesmo quando a fonte parecer confiável. Empresas de telecomunicações e bancos, por exemplo, nunca solicitam tais dados dessa forma, ressaltou a Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações e lidera a iniciativa.
Representantes das principais entidades envolvidas participaram do lançamento, em reunião virtual, na qual foram apresentadas as ações que envolvem a campanha. Entre elas, o hotsite #FiqueEsperto, que já pode ser acessado a partir desta quarta-feira e que concentra as informações sobre o tema, com dicas de segurança.
Os usuários também receberão mensagens das operadoras pelo celular, alertando sobre as práticas de fraudes mais comuns e sugestões para evitá-las. O mesmo alerta será feito por e-mail para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e em postagens nas redes sociais.
Dicas
As mensagens, que se estenderão nos próximos quatro meses, vão orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas, dicas para proteger seus dados pessoais e cuidados a serem tomados em mensagens com links e com aplicativos que se fazem passar por outros para enganar os usuários.
“Essa campanha se soma a outras iniciativas do setor de telecomunicações, especialmente neste momento em que a conectividade está sendo ainda mais fundamental para a população manter atividades a distância, como home office, aulas virtuais e entretenimento”, informou a Conexis Brasil Digital.
A campanha conta com a parceria da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação NEO, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da Federação Nacional de Bancos (Febraban), da Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.