O presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (21/9) que o Brasil receberá uma cota adicional para exportar, com imposto reduzido, 80 mil toneladas de açúcar para os Estados Unidos. Segundo o mandatário, a cota foi informada pelo representante comercial dos EUA ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
“O Representante Comercial dos EUA (USTR) comunicou hoje (segunda-feira) ao chanceler Ernesto Araújo que o Brasil receberá uma cota adicional de 80 mil toneladas de açúcar no mercado americano. Trata-se já do primeiro resultado das recém-abertas negociações Brasil-EUA para o setor de açúcar e álcool, conduzidas no Brasil pelo MRE e nos EUA pelo USTR”.
1- O Representante Comercial dos EUA (USTR) comunicou hoje ao @ItamaratyGovBr @ernestofaraujo que o Brasil receberá uma quota adicional de 80 mil toneladas de açúcar no mercado americano. pic.twitter.com/QblTjWXDKt
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 21, 2020
A cota para o açúcar brasileiro nos EUA “passa de 230 para 310 mil toneladas e, por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste”, completou o chefe do Executivo. Ele postou ainda uma foto ao lado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O Correio entrou em contato com a assessoria palaciana e do Itamaraty para pedir maiores informações sobre o acordo. Até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.