Agência Estado
postado em 10/09/2020 10:11 / atualizado em 10/09/2020 10:12
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior divulgou nesta quinta-feira (10/10), no Diário Oficial da União (DOU), Resolução Gecex número 87, a qual reduz a zero a tarifa de importação do arroz, como antecipou o Estadão/Broadcast.
O governo estabeleceu uma cota de 400 mil toneladas do produto até o fim do ano que pode entrar no país sem a taxa. De acordo com o órgão, o montante vale para o arroz não parboilizado e polido ou brunido, em conjunto.
De acordo com fontes do Ministério da Agricultura, o total liberado é considerado suficiente para ajudar a conter a subida no preço do arroz no varejo e garantir que não faltará produto nas prateleiras dos supermercados. Neste ano, até agosto, o Brasil importou 45.087 toneladas de arroz com casca e 372.890 toneladas de arroz beneficiado (sem casca, parboilizado e polido).
O produto tem pouca importação no Brasil — a ideia é justamente tirar a taxa para que aumente a compra enquanto os preços internos estão altos. A alíquota de importação de países de fora do Mercosul é de 12% para o arroz.
Saiba Mais
- Cidades DF Sindicato dos Supermercados do DF alerta para risco de desabastecimento
- Economia Associação de supermercados sugere à população consumo de massas no lugar do arroz
- Economia Bolsonaro diz que não vai interferir no mercado para baixar preços do arroz e do óleo
- Economia Supermercados de BH começam a limitar compra de arroz e óleo por cliente
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.