Música

Timbalada embala pré-carnaval em festa na orla do Lago

Ao lado de Maskavo, Mesô, Benza Deus e Climinha de Montanha, Timbalada faz a festa, a partir das 15h, domingo (16/2) até às 4h de segunda-feira, na Orla do Clube de Engenharia de Brasília

A Timbalada esquenta a festa na orla do Lago  -  (crédito: Salvador Produções)
x
A Timbalada esquenta a festa na orla do Lago - (crédito: Salvador Produções)

Com 33 anos de trajetória, a banda de axé Timbalada é uma das mais animadas atrações do carnaval. Neste ano, não será diferente e, ao lado de Maskavo, Mesô, Benza Deus e Climinha de Montanha faz a festa, a partir das 15h, domingo (16/2) até às 4h de segunda-feira, na Orla do Clube de Engenharia de Brasília.

Tudo começou em 1991, quando Carlinhos Brown promoveu uma série de encontros para encontrar novos talentos. A banda já passou por oito formações diferentes e, atualmente, é liderada por Denny Denan e Buja Ferreira. "Todo começo é bem difícil. Você se estabelecer como banda, criar uma identidade, agradar as pessoas. Mas é preciso passar por tudo isso para depois só colher os frutos, continuar trabalhando e comemorar os feitos", afirma Denny ao Correio

As raízes sonoras de Timbalada vêm da cultura afro-brasileira e baiana, com instrumentos de percussão característicos, incluindo o surdo, a bacurinha e o timbau, marcas registradas do grupo. "Poder levar a música baiana para os quatro cantos do mundo é algo que nos alimenta. Não tem coisa melhor ver nossa música ser abraçada e cantada por aí", reflete Denny Dan. 

A energia das performances é contagiante, mesmo depois de todos os anos na estrada. Buja comenta: "A música alimenta a alma. É algo inexplicável. Quando subimos ao palco tudo se transforma e a gente só pensa na alegria das pessoas que estão ali curtindo com a gente". A banda continua a cumprir o principal objetivo de criação, um serviço de animação social para as ruas brasileiras e mundiais, com 1,5 milhão de pessoas no carnaval de Madrid e 1,2 milhão no Brazilian Day, em Nova York. 

*Estagiária sob a supervisão
de Severino Francisco

 

Luisa Mello
postado em 14/02/2025 06:16 / atualizado em 21/02/2025 12:50