Artes cênicas

Festival Primeiro Olhar ocupa o Panteão da Pátria com peças infantis

10ª Edição do Festival Primeiro Olhar traz para o Panteão da Pátria a peça Batu, da Companhia Artefactos bascos

Primeiro Olhar: sensibilização das crianças -  (crédito:  Nathalia Britto Mariano)
Primeiro Olhar: sensibilização das crianças - (crédito: Nathalia Britto Mariano)

Na língua dos países bascos, Batu significa juntar, somar, unir,  agrupar e também reunir-se. É com essa ideia que os integrantes da companhia Artefactos bascos convidam as crianças a se juntarem aos atores no espetáculo Batu, apresentado neste sábado (10/8) e no domingo (11/8) no Panteão da Pátria como parte da programação da 10ª Edição do Festival Primeiro Olhar. Na performance, as crianças ajudam a criar um grande desenho coletivo em torno do qual toda uma história é tecida. 

Dedicado à primeira infância, que engloba crianças de 0 a 6 anos, o festival será realizado até 18 de agosto com uma programação que vai além das apresentações teatrais. Oficinas e eventos de formação fazem parte das atividades programadas por Clarice Cardell, idealizadora do evento. "Temos cada vez mais compromisso na formação tanto de artista quanto educadores infantis..Você cuida bem da primeira infância quando cuida de quem cuida da primeira infância. Para que uma atividade artística aconteça com toda sua potência e amplitude, é preciso um trabalho com os educadores infantis, um trabalho de sensibilização", explica. 

Este ano, participam das oficinas nomes como o palhaço Zé Regino, do grupo Celeiro das Antas, e a educadora Katiane Negrão, do Movimento Somático em Body-Mind. No próximo fim de semana, o espetáculo ficará a cargo dos franceses da Cie. Lunatic, que traz a peça Twinkle

Clarice Cardell lembra que não existe uma fórmula para fazer teatro para bebês ou para crianças muito novas, mas um campo vasto de experiências que se somam: "E é isso que o festival traz, artista que experimenta no circo, no teatro, na dança, que faz teatro mais de texto, teatro mais conceitual. Talvez a única coisa em comum que tem todas as penetrações é que trabalhamos com público reduzido para promover a intimidade do encontro", avisa. No caso das apresentações de hoje, o número de vagas é limitado a 70 e os ingressos são gratuitos.

Serviço

Batu

Da Cia paulista Artefactos Bascos. Sábado (10/8) e domingo (11/8), às 11h e às 16h, no Panteão da Pátria e da Liberdade (Praça dos Três Poderes). Entrada franca com reservas antecipadas no e-mail primeiroolharingressos@gmail.com e retirada de ingressos por ordem de chegada uma hora antes da apresentação, com limitação de público de até 70 pessoas.


 


  • 10ª Edição do Festival Primeiro Olhas
    10ª Edição do Festival Primeiro Olhas Foto: Nathalia Britto Mariano
  • 10ª Edição do Festival Primeiro Olhas
    10ª Edição do Festival Primeiro Olhas Foto: Nathalia Britto Mariano
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/08/2024 07:00 / atualizado em 09/08/2024 10:29
x