Música

Samba de raiz toma conta do palco do Calaf nesta sexta (12/7)

O Samba do Último Enredo sobe ao palco do Calaf para celebrar as raízes do samba no DF

Igor Sorriso, do Salgueiro, é o convidado especial  -  (crédito: Foto de divulgação )
Igor Sorriso, do Salgueiro, é o convidado especial - (crédito: Foto de divulgação )

Em parceria com a produtora MM Cultura, o Calaf vai receber nesta sexta-feira (12/7) o Samba do Último Enredo para celebrar as raízes do samba no DF. "Aqui isso é novidade, já que não existe. No Rio, a gente tem roda de samba enredo, mas em Brasília não tem. Então, a gente vai inaugurar esse formato", conta Melissa da Silva, sócia da MM Cultura e organizadora do evento. 

A roda Samba Atrevido dará início ao projeto e abre com  vários talentos da cidade que estarão presentes. Entre eles, três ritmistas de escolas do DF, que vão compor a bateria coordenada pelo Mestre Anderson, da Acadêmicos da Asa Norte. Assim como o pessoal da Escola de Samba Capela Imperial. Por fim, o atual intérprete da Salgueiro, Igor Sorriso, se junta ao grupo, como convidado especial. “Ele é uma grande voz do Rio. Então estamos bem empolgados com essa estreia já ser com um cara desse calibre, para abrilhantar e mostrar que Brasília tem muitos ritmistas bons em escolas de samba, só que como é uma uma cultura pouco fomentada não aparece, né? Então a ideia é que a gente consiga projetar agora essas pessoas também”, destaca Melissa.

  • Samba Atrevido, para o Samba do Último Enredo
    Samba Atrevido, para o Samba do Último Enredo foto para divulgação
  • Ensaio dos ritmistas para o Samba do Último Enredo
    Ensaio dos ritmistas para o Samba do Último Enredo foto de divulgação
  • Mestre Anderson, para o Samba do Último Enredo
    Mestre Anderson, para o Samba do Último Enredo Foto de divulgação

O evento vai reunir gerações de filhos e netos de músicos conceituados de bandas como Benza Deus e Samba da Tia Zélia, para celebrar a riqueza de conteúdo dos bateristas e ritmistas. "O público pode esperar um repertório muito bonito de sambas enredos dos clássicos do Brasil. Dificilmente alguém não vai saber cantar algum deles, já que são clássicos de escolas como Mangueira, Portela, Vila Isabel, Salgueiro e Beija-Flor. A ideia é que as pessoas percebam o quanto elas conhecem o carnaval de escolas de samba, mas não se dão conta". 

Nesta primeira edição do samba enredo na capital do país, o Calaf receberá o público com uma decoração temática.“Nós escolhemos o Calaf primeiro para prestigiar a casa tão importante para a cidade, que infelizmente vai fechar as portas. Trinta e quatro anos de samba em Brasília não é pouca coisa, né? E é uma casa muito democrática, que abrange todos os ritmos”, diz Melissa. A expectativa da produtora MM cultura é dar continuidade ao evento. “Temos a expectativa de ainda este ano fazer mais um com outro intérprete de fora. Não temos uma data ainda. Vamos ver como essa primeira edição vai reverberar. Mas até o final do ano, teremos mais um ainda, no mínimo”, conta a organizadora. 


Serviço

Samba da Último Enredo com Igor Sorriso

Nesta sexta-feira (12/7), a partir das 20h, no Calaf. Ingressos a partir de R$ 30 na plataforma Sympla. 

 *Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco 

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 12/07/2024 06:33 / atualizado em 12/07/2024 14:42
x