A quadrilha Xamegar estreia neste sábado (22/6) na primeira etapa do 24º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno. A temática do grupo desta edição faz referência ao Círio de Nazaré e homenageia Belém do Pará. A apresentação será em Ceilândia, na Praça do Trabalhador.
Este ano, a quadrilha comemora 20 anos de criação e tem expectativa boa quanto à competição. "A gente está comemorando. Vai ser um ano festivo para a gente, sabe? Nosso intuito esse ano é divertir. Vamos de fato brincar com a trilha junina", comenta Diego Almeida, organizador e coordenador do projeto.
Idealizada em 2003 numa festa escolar do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá por estudantes da escola, a quadrilha Xamegar, hoje, tem 125 integrantes, sendo a maior parte estudantes. Desde 2005, quando se profissionalizou, a quadrilha Xamegar faz parte da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQDFE) e conquistou o ouro, como primeiro lugar, três vezes, em 2005, 2014 e 2015. Também foi campeã em 2004 do concurso regional Sesi Rede Globo no módulo escolar.
O grupo passa o ano todo nos preparativos para as apresentações do ano seguinte e ensaiam no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), do Paranoá. “A gente finaliza um ano e já começa o outro. Por exemplo, estamos finalizando o nosso traje desse ano, mas já começamos a desenhar o próximo traje do ano que vem. A temporada vai finalizar, mais ou menos, em novembro. Aí a gente já começa a ensaiar de novo.”
- Raça gigante de galos e galinhas tem ovos de R$ 1 mil (a dúzia!)
- Morre Donald Sutherland, ator de 'Jogos vorazes', aos 88 anos
- Prêmio eSports Brasil 2024 tem data e hora marcada
Por contarem com muitos integrantes que ainda são menores de idade, a equipe responsável pela quadrilha conta com o apoio dos pais ou responsáveis para sempre se manterem a par da vida acadêmica dos jovens. “Temos toda uma preocupação para que eles possam participar da quadrilha, só que eles também não podem se desvencilhar das obrigações deles, né? De escola, de estudar, de manter suas notas boas”, diz.
A quadrilha tem o intuito de promover um espaço acolhedor e de ajuda para todos que queiram participar. Todos se consideram como um conjunto, como uma grande familia. “É toda uma cadeia de sentimentos que trabalhamos juntos. Não é só pensar em quadrilha. Se fosse apenas dançar acho que não daria certo. Tem toda uma base por trás. A gente tem toda uma dinâmica de saber se a pessoa está bem, de saúde”.
Apesar das dificuldades de conciliar os horários e vidas dos integrantes, o amor pela dança motiva todos os anos o grupo a superar os desafios. “Quando a gente fala que é o amor que nos motiva as pessoas não entendem pensa que isso é perda de tempo mas nós também trabalhamos e estudamos. Então não é perca tempo. E o que nos move é o amor. Por dançar quadrilha, por participar da Xamegar. Amor pela Xamegar”, conta Diego.
Serviço
24º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno
Amanhã, a partir das 19h, na Praça do trabalhador, Ceilândia. Entrada franca.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br