O saxofonista Michael Tracy se apaixonou por música brasileira quando ouviu pela primeira vez Garota de Ipanema tocada por Stan Getz. O clássico de Tom Jobim bateu na alma do músico norte-americano e o aproximou do Brasil para sempre. Tracy já esteve em terras tupiniquins mais de 15 vezes para shows, projetos educativos, oficinas e palestras. Agora, está de volta para o show Brasília Connections, apresentação gratuita no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson, e para dar início ao programa Brazilian Music Workshop.
Para o show de hoje, Tracy preparou um repertório que tem João Bosco, Tom Jobim, Moacyr Santos, Hamilton Pinheiro e João Donato, além de composições de músicos que tocam com o saxofonista. "Eu queria tocar uma seleção que as pessoas reconhecessem, mas também introduzir trabalhos de compositores de Brasília", explica o músico. "O repertório é agradável e interessante"
Para Tracy, misturar jazz e música brasileira é algo natural. "As harmonias são muito similares e as melodias brasileiras são muito expressivas e musicais. Improvisação é um elemento chave nas duas músicas, no jazz e na brasileira. A diferença principal está na abordagem do ritmo", diz o saxofonista, que se aventura também no choro, no frevo, no baião, no afoxé e no partido-alto. "Eu gosto da mistura de ritmos", avisa.
Durante o Brazilian Music Workshop, Tracy quer provocar a aproximação de instrumentistas estrangeiros com a música e a cultura brasileira. "A ideia é oferecer conhecimento sobre a música brasileira sem sobrecarregar os participantes com teorias, cordas e escalas. O foco será no envolvimento musical e em experimentar, aprender e tocar a variedade rítmica de estilos da música brasileira", explica. "Quero introduzir os participantes às lindas melodias e harmonias do vasto campo de compositores e músicas, muitos desconhecidos nos Estados Unidos. E também quero propiciar uma experiência brasileira."
Serviço
Brasília Connections
Com o saxofonista Michael Tracy. Hoje, às 20h, no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson (SEPS 706, Via W5 Sul, 906)
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br