Há alguns anos em ascensão, o hambúrguer artesanal tem ganhado espaço no paladar do brasileiro. Apesar de não ser uma criação do país, no Brasil não há limites para a criatividade na montagem de ingredientes da iguaria. Cada vez mais populares na capital, não faltam opções do delicioso lanche, que conta com uma cartela de estabelecimentos, sabores e tamanhos.
Diante de tanta variedade, o Correio selecionou alguns dos melhores hambúrgueres artesanais. Cirano Ribeiro, CEO da Meatz burger, aponta o motivo do crescimento na busca dos brasilienses pelo lanche na capital. "O sucesso das hamburguerias artesanais vem da evolução dos burguers e de uma entrega com uma experiência ao cliente", conta.
Alyne e Paschoal, donos da Raf hamburgueria, explicam que o consumo dos hambúrgueres tem aumentado por serem uma opção saudável em comparação às grandes redes. "Temos proteína, carboidrato, salada, tudo reunido em uma refeição só, um deslize da maionese e o bacon, mas que não foge tanto da dieta", afirmam.
Império do hambúrguer
Fundada em 2004, a rede Geléia Burger começou num pequeno espaço no Gama e, hoje, conta com unidades espalhadas por todo o DF. A hamburgueria comandada por Alexandre Santos, o Geléia, se destaca por oferecer qualidade nos ingredientes frescos, que proporcionam uma experiência diferente em cada unidade, com cardápios exclusivos em comparação com outras hamburguerias da cidade.
Atualmente, a rede contempla oito lojas, entre elas, o food trucks l, O Concorrente, hamburgueria inaugurada em 2018, na Asa Norte. Nela, o cliente é o chef, ou seja, monta o burguer a gosto. A ideia é implementar todas as loucuras que Alexandre sonhou em um empreendimento, além de concorrer com a própria marca de sucesso, a Geléia Hamburgueria. Recentemente, o grupo ganhou a unidade BBQ, um espaço no Gama focado em sanduíches com costela assada e defumada artesanalmente.
Entre os diversos tipos de lanches, a hamburgueria destaca o Original Burger, composto por um blend de fraldinha e costela de 180g, queijo cheddar, cebola caramelizada, bacon crispy, maionese especial do Geléia e servido no pão australiano com opção de pão brioche. Burguer R$34 ou Combo R$49.
Blend de respeito
Cirano Ribeiro, o dono da Meatz burger, começou o empreendimento num trailer em Águas Claras em 2015. Atualmente, a hamburgueria está em seis estados, com 18 lojas. "Nosso objetivo hoje é fazer burgers clássicos cheese-burger, cheese-bacon e cheese-salada com ingredientes frescos. Nosso diferencial é fazer um produto cada vez mais artesanal. Buscamos a excelência em toda operação, para entregar a melhor experiência ao cliente", destaca Cirano.
O hambúrguer carro chefe da casa é o BaconZ, feito com pão australiano, blend de 170g, duplo cheddar bacon, fatias de bacon e molho especial Meatz, por R$ 32,00 e, combo, por R$ 44,00. "Hoje, as hamburguerias artesanais entregam um produto de alta qualidade, com ingredientes menos industrializados. Através da busca por consumir produtos com maior teor de proteína, as pessoas encontram nos hambúrgueres uma refeição", explica.
Amor ao primeiro burguer
Superação tem sido um dos ingredientes principais para os lanches da Raf hamburgueria. Alyne e Paschoal, donos de um dos principais polos de lanches artesanais do DF, começaram vendendo bombom nas ruas, de bares em bares. Com um sonho e muita luta, compraram o primeiro Food Truck. Após se arriscar com vários cardápios como o macarrão, espetinho e cachorro quente, eles chegaram ao hambúrguer, que mudou a história deles. “Nosso diferencial é o amor que temos e nossa receita secreta da maionese com nosso tempero especial”, afirmam Alyne e Paschoal. Um dos queridinhos dos clientes é a novidade da casa, o Romeu e Julieta, lanche composto por pão brioche, um blend acém e costela de 200g, queijo mussarela, cream cheese, goiabada especial da casa e bacon (R$ 35).
Sabores do veganismo
Autointitulada primeira hamburgueria vegana de Brasília, o Kundalini do cerrado teve origem em 2017. A carência de opções veganas em Brasília levou os donos a estabeleceremse inicialmente como um food truck em 2018. Em meio à pandemia, o casal Edson Gomes e Vanessa Lopes inaugurou a primeira loja física em 2021 em Águas Claras. Dois meses após, abriu a segunda loja na Asa Norte. O estabelecimento não serve apenas hambúrgueres artesanais veganos, como também salgados, sobremesas e entre outros produtos voltados ao público vegano. “Oferecemos opções exclusivamente veganas, preenchendo uma lacuna no mercado de Brasília”, ressalta Edson. Entre várias opções diferentes, o carro-chefe é o Cheddar Bacon, hambúrguer feito da proteína da ervilha com cheddar vegano, bacon de inhame, tomate, cebola roxa e maionese vegana, por R$36,90.
Dupla de sucesso
Responsável pela gastronomia dos restaurantes Cantucci e Grano & Oliva Pizzaria, o chef Rodrigo Melo assina os hambúrgueres da Inforno burguer. Com a proposta de mesclar dois pratos diferentes, a Inforno traz a massa de pizza, embala os componentes do hambúrguer e leva ao forno. Ao lado dos sócios Andrei Prates, Guilherme di Sordi e Tarso Frota, o quarteto teve a ideia do projeto que se tornou um sucesso. “A gente brinca que a Inforno surgiu como filha da pandemia. Andrei na época estava muito viciado em churrasco e eu devo ter feito umas 20 receitas de aioli diferentes, porque queríamos achar esse recheio perfeito. Além do hambúrguer também ser feito no Char broiler, para dar aquele gostinho de churrasco”, conta Rodrigo. O mais querido do estabelecimento é o Inforno Di Magnus, blend de 160g com queijo cheddar, cebola caramelizada, bacon e maionese de aioli, acompanhado por batata chips, por R$49.
Remédio para tristeza
Em atividade desde de 2021, o Doutor hamburgueiro se destaca por oferecer aos “pacientes”, apelido dado aos clientes, um local onde as pessoas podem sentir paz e se deliciar com os lanches. “Produzimos a maior parte dos nossos ingredientes, e vamos chegar a 90% da fabricação deles”, diz Junior Diniz, dono da hamburgueria. Entre as opções, a hamburgueria destaca o Canaã, composto de pão prime bum, blend de 150g, queijo mussarela e coalho, bacon, cebola caramelizada, pasta de alho e melaço de cana R$ 36. “Vejo uma demanda alta, porém as pessoas buscam por uma identidade. Nós sempre ouvimos dizer: “vamos nos lugares e é o mesmo sabor, então procuramos oferecer uma experiência única e cheia de identidade”, conta.
*Estagiários sob supervisão de Severino Francisco
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