Artes cênicas

O amor e as relações pelos olhos do escritor Gabriel García Márquez

Espetáculo da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas traz par ao palco única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez

Peça Diatribe do amor, com a atriz Juliana Zancanaro e Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, com texto de Gabriel García Márquez -  (crédito: Filipe Lima)
Peça Diatribe do amor, com a atriz Juliana Zancanaro e Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, com texto de Gabriel García Márquez - (crédito: Filipe Lima)

Única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez, Diatribe do amor caiu nas graças da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, que montou o texto no ano passado e agora está de volta graças a convite do Teatro da Caixa. Em cartaz a partir desta seta-feira (2/2) e até domingo (4/2) e com atuação da atriz Juliana Zancanaro, o espetáculo leva para o palco a história de uma mulher que tenta estabelecer um diálogo em um casamento cheio de silêncios.

García Márquez escreveu o texto nos anos 1980 e a história se passa no fim da década de 1970, mas Juliana conta que a situação ainda é muito atual. “Infelizmente, a gente vai vendo como o texto ainda é atual, toca muito os casais, traz o lugar do não dito, o perigo das coisas não ditas, os minúsculos incômodos do cotidiano que, se não conversados, vão virando grandes problemas”, diz a atriz. “E qual não é o problema do mundo hoje senão a falta de comunicação?”

Com direção de Luciana Martuchelli, a peça já foi apresentada no México e em temporadas em Brasília. A tradução é de André Aires, que trouxe para o português, pela primeira vez, esse texto do autor colombiano. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/02/2024 06:19 / atualizado em 02/02/2024 06:19
x