De volta aos palcos, o grupo Elis por Elas realiza show no Clube do Choro em Brasília, com novidades. Composto só por mulheres, a trupe busca mostrar sua arte por meio das composições e músicas gravadas por Elis Regina, cantora que marcou a história musical brasileira. As musicistas Iara Gomes, pianista e criadora do grupo; Litieh, vocalista; Luciana de Oliveira, baterista; e Paula Zimbres, baixista, se apresentam, hoje, com um repertório novo e ampliado, a partir das 20h30.
Iara Gomes, uma das musicistas, conta que a ideia do grupo surgiu por meio de um convite da brasiliense Lidia Pessoa, produtora do evento Jazz no Porão, para criar um grupo musical. "Ela me convidou para montar um grupo de mulheres instrumentistas para fazer homenagens àquelas mulheres que ficaram consagradas no jazz. De primeira, escolhemos a Ella Fitzgerald e o grupo, que na época a vocalista era Lorena Ly, se chamava Ella por Elas". A pianista explica que pelo fato de o projeto ter dado muito certo, elas decidiram explorar mais a brasilidade e homenagear Elis Regina.
A importância da representatividade e do protagonismo feminino é algo de peso entre as falas das artistas, é um processo contínuo. Na área musical, por mulheres como as musicistas citadas, que muito está sendo conquistado no mundo artístico. "A ideia é que a música tocada e cantada por essa grande mulher que é a Elis, pudesse ser representada por mulheres, por um grupo só de figuras femininas, porque é algo que não tá sempre aí, normalmente vemos mais musicistas homens no jazz", ressalta Iara Gomes.
O repertório do grupo Elis por Elas é composto apenas de músicas gravadas pela própria Elis Regina. No entanto, Paula Zimbres explica que o repertório da cantora era extenso, englobando diversos outros nomes de destaque da música brasileira. "Tudo que a gente faz são as coisas que a Elis gravou. Mas se for parar para pensar, 'o que a Elis não gravou?' Então, é um repertório vastíssimo que abrange praticamente todos os compositores da música brasileira até os anos 1970", explica.
"Acho que o grupo busca expressar e transmitir muito essa questão da força da mulher. A Elis Regina é a própria força feminina. A expressão e tudo que ela transmitia em sua voz quando cantava é o que tentamos trazer, só que em formato de grupo. Além disso, temos a missão de representar e inspirar outras mulheres em suas jornadas musicais e vocais", comenta Iara Gomes a respeito do que o grupo das quatro musicistas buscam com suas performances.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br