Na semana passada, Zé Neto e Cristiano estrearam em primeiro lugar no Top Álbuns Brasil Semanal do Spotify, com o disco Escolhas (Ao Vivo). Além de falar das tantas escolhas da vida, o lançamento marca o início de um novo ciclo da dupla. "Escolhas vem representando uma das nossas melhores fases, foram muitas mudanças desde que começamos a gerir nossa própria carreira, é uma responsabilidade dobrada, mas tudo está se encaminhando muito bem", diz Cristiano ao Correio. Neste sábado (21/10), eles trazem a turnê para Brazlândia, no Bakuk: Rancho e Lazer, a partir das 21h.
Escolhas é o quinto álbum da discografia. A versão ao vivo foi gravada em São Paulo, em janeiro, e conta com 19 faixas, entre elas, inéditas e regravações de sucessos, como Vamo tomar uma, Ela e ela e Você beberia ou não beberia, do EP Chaaama, de 2021. "Muitas novas escolhas foram realizadas nesse álbum, ele representa a escolha de seguirmos como gerentes da nossa própria carreira, do repertório que foi escolhido a dedo durante toda a pandemia, além de muitas coisas novas que aderimos para nós e para nossa família", explica Zé Neto, sobre o nome escolhido para o lançamento.
Uma das duplas sertanejas de maior sucesso do país, José Toscano Martins Neto (Zé Neto) e Irineu Vaccari (Cristiano) cresceram rodeados por música, sendo apenas em 2011, que começaram a trabalhar juntos. Eles seguem a vertente do sertanejo universitário, que carrega traços do pop, como instrumentos mais eletrônicos e guitarra. Segundo Cristiano, o sertanejo universitário conseguiu conversar com um público mais jovem e mais velho ao mesmo tempo. "Acho que graças a esta vertente, o público de sertanejo se renovou bastante e, até hoje, é um segmento muito consumido. Vemos pessoas de todas as idades cantando nossas músicas nos shows", afirma.
Para emplacar tantas faixas de sucesso, a dupla sertaneja busca sempre trazer a realidade do público nas canções. As temáticas variam entre amor especial ao desapegado, com sofrimentos, recaídas, ex-namoradas, ciúmes e cerveja. "Eu e o Cristiano gostamos de cantar as coisas com que a galera se identifica. Toda vez que estamos selecionando repertórios, pensamos se o público se enxergaria naquela composição" diz Zé Neto.
A turnê está rodando o Brasil, mas também passou pela Europa. A última vez dos sertanejos no DF foi na Expoabra 2022, sendo, neste sábado (21/10), a primeira vez que eles trazem a nova tour para a área. "Que região maravilhosa. Durante toda nossa carreira, fomos muito abraçados pelo DF. Somos gratos pelo apoio local e é sempre um prazer imenso voltar. Desta vez, vamos apresentar todos os novos sucessos do projeto Escolhas e esperamos ver todos cantando muito, com a animação lá no alto que nem a nossa", ressalta Zé Neto.
*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br