Artes cênicas

Peças criadas na pandemia estão na programação do Cena Contemporânea

Programação do fim de semana do Cena Contemporânea traz dois espetáculos concebidos durante a pandemia e que refletem sobre o comportamento humano

A Cia. Dos à Deux apresenta espetáculo sobre a rotina -  (crédito: Nana Moraes)
A Cia. Dos à Deux apresenta espetáculo sobre a rotina - (crédito: Nana Moraes)
postado em 20/10/2023 06:35

A programação do Cena Contemporânea para o fim de semana traz dois espetáculos que exploram o comportamento humano e foram concebidos durante a pandemia. Originalmente francesa e agora radicada no Rio de Janeiro, a Dos à deux, que esteve em vários festivais de teatro em Brasília, traz a montagem Enquanto você voava, eu criava raízes.

Artur Luanda e André Curti criaram um espaço no qual ateliês, salas de ensaio e residência funcionam ao mesmo tempo, o que permite uma criação constante e simbiótica. Graças a essa estrutura, a dupla pôde conceber o espetáculo. "A pesquisa foi um processo muito mais longo porque não tinha data de estreia. Foi um processo investigativo muito ligado ao dia a dia de como eu e André estávamos nos sentindo", conta Artur. "A gente se deixou entrar em lugares desconhecidos e fomos costurando vários universos até criar um espetáculo."

Sensações fragmentadas colhidas em espaços íntimos dos atores em um momento de tensão serviram de material para o espetáculo. "É como se fosse esse homem contemporâneo de frente para seu próprio abismo", explica Artur.

O Teatro do Concreto também traz uma experiência trabalhada durante a pandemia. Tudo começou com um convite ao ator Marcio Abreu para criar um espetáculo a partir de textos de Samuel Beckett em conjunto com o diretor Glauber Coradesqui e as atrizes Gleide Firmino e Micheli Santini. O resultado foi Atos de leitura, que Coradesqui classifica a meio passo entre o teatro e a performance. "A ideia era sair das peças mais conhecidas e, à medida que fomos fazendo os ensaios, entendemos que tínhamos uma coisa interessante que era o exercício de ler juntos", conta.

A partir da leitura dos textos, os diretores expandiram a experiência para a leitura de paisagens, objetos e ações na tentativa de dar vida a um gesto criativo diante do mundo. Michelle e Gleide participaram da criação e o resultado é uma produção conjunta na qual as próprias escolhas das duas também ganham espaço. Na apresentação de hoje, Michelle lê anotações de um caderno escrito ao longo do processo e faz uma espécie de descrição de pássaros do cerrado que correm perigo de extinção seguida de uma leitura de textos de Beckett em inglês traduzidos pelo Google. Amanhã, a performance inclui intervenção na qual as atrizes leem a lista dos danos causados ao patrimônio durante as invasões de 8 de janeiro.

Serviço

Atos de leitura

Com Teatro do Concreto. Nesta sexta-feira (20/10) e no sábado (21/10), às 20h, na Galeria 3 do CCBB

Enquanto você voava, eu criava raízes

Da Cia. Dos à Deux. No sábado (21/10), às 20h, e no domingo (22/10), às 17h e às 20h, no Teatro do CCBB

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação