ARTES VISUAIS

Artistas da Estrutural refletem sobre a cidade em exposição no TCU

Guiados por Abadia Teixeira, os curadores promoveram debates e entraram em contato com personagens da cidade que deram combustível ao processo criativo

Artistas originários da Estrutural se unem na mostra multifacetada Depois da cidade, que aborda as vivências às margens do Plano Piloto. A hostilidade do aterro sanitário, ao redor do qual a comunidade se construiu, inspira a imersão artística, que reúne escultura, instalação, fotografia, vídeo e vídeo-projeção. Quatro atos distintos separam as obras: memória, paisagem, cotidiano e futuro. As visitas acontecem de segunda a sexta, no Centro Cultural TCU, até fevereiro de 2024.

A angústia que cerceou a vida periférica ao longo da pandemia foi parte da motivação da mostra, somada ao vislumbre da paisagem devastada e inóspita do aterro, desativado em 2018. O cenário distópico que a cidade parecia viver naquele momento, entretanto,  contrastava com a realidade afetuosa e esperançosa das famílias que ali viviam e resistiam, em uma antítese de sensações que marca a exposição.

Guiados pela artista Abadia Teixeira, os curadores Atila Regiani e Gisele Lima promoveram debates e entraram em contato com personagens da cidade que deram combustível ao processo criativo. Além de Abadia, César Becker, China, Lara Ovídio, Luciana Paiva, Ludmilla Alves, Maria Eugênia Matricardi e Thales Noor colaboraram diretamente com suas obras para a exibição, que também contou com a participação de outras figuras convidadas.

Ações educativas com estudantes e moradores da Estrutural também ocorrem durante o período de exibição, com programação que inclui pré-estreia de filmes pensados para a exposição, oficinas e visitas a uma instalação artística. (FCD)

Serviço

Depois da cidade

Centro Cultural TCU (Setor de Clube Esportivos Sul Trecho 3). Visitas de segunda a sexta, das 9h às 18h, até 3 de fevereiro de 2024. Entrada gratuita. Livre para todos os públicos.

 

 

Mais Lidas