Quem não ama um sorvetinho? A sobremesa que agrada a todos os paladares, do infantil ao adulto, é celebrada neste sábado (23/9), no Dia Nacional do Sorvete. A data é recebida em bom tempo pelos brasilienses, que vêm enfrentando dias de muito calor e altas temperaturas. Na capital federal, o que não faltam são opções do doce que reúnem o melhor dos ingredientes do Cerrado.
Na sorveteria Nata do Cerrado, os produtos do bioma do quadradinho central são o grande destaque, e o que não faltam são opções diversas de sabores únicos. Localizada no Lago Oeste, a doceria oferece ao público sorvetes artesanais, sem gorduras hidrogenadas e compostos por matérias-primas selecionadas, valorizando, por meio das sobremesas, o Cerrado e a agricultura familiar.
Grande representante da gastronomia do Centro-Oeste, até o controverso pequi, criticado por muitos e amado por outros tantos, o fruto aparece entre as opções da sorveteria. Dono de sabor e aroma marcantes, o produto é um dos oferecidos pelo Nata do Cerrado em forma de casquinha. Outros sabores são butiá, ou coquinho azedo, a afrodisíaca castanha de baru, popularmente conhecida como viagra do Cerrado, cagaita e mangaba.
As delícias do bioma brasiliense também são as estrelas da Sorbê, na 405 Norte. O espaço oferece sabores especiais, como baunilha do Cerrado, mas o grande xodó do público são os sorvetes de flor de ipê. Receita autoral do local e única em todo o Brasil, as pétalas roxas, brancas e amarelas são os ingredientes principais das sobremesas mais procuradas da Sorbê. As delícias tem receita à base de nata, que é misturada com geleia feita de flores, maracujá e manga, e finalizada com um toque a mais da florada.
Dia do Sorvete
Estrategicamente concebido para coincidir com o começo da primavera, o Dia Nacional do Sorvete foi criado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) como forma de aumentar o consumo da sobremesa durante os dias quentes da estação que se inicia.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br