Artes visuais

Pioneiras das artes em Brasília são tema de exposição na Caixa Cultural

Exposição reúne obras de mulheres pioneiras em Brasília. São artistas que ajudaram a construir a cena cultural da cidade

Uma pesquisa com mulheres pioneiras das artes em Brasília levou a curadora Sissa Aneleh às artistas selecionadas para a exposição Trajetórias Femininas — Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília, em cartaz na Caixa Cultural. A intenção era fazer um recorte de nomes que nem sempre são lembrados quando se trata de elencar as primeiras artistas plásticas de Brasília. "Reconheci um primeiro grupo de mulheres que chegaram em Brasília no início da construção e começaram a trabalhar, estudar e inventaram suas próprias técnicas, trouxeram linguagens e temáticas novas para Brasília", explica a curadora. "Essas artistas iniciaram a carreira na cidade ou vieram já com carreira iniciada. A intenção era mostrar mulheres artistas que participaram e foram pioneiras."

Para isso, Sissa escolheu obras de Betty Bettiol, Helena Lopes, Lêda Watson, Marlene Godoy, Naura Timm e Ray di Castro. "Muitas delas já são conhecidas, mas existem histórias de silenciamentos, de sexismo. O próprio cenário não reconhece algumas artistas como pioneiras", lamenta Sissa. A exposição tem um recorte geracional e histórico e, segundo a curadora, é uma primeira seleção. "Outras virão. Vou fazer ainda a segunda geração, a terceira geração, a novíssima geração", diz.

Segundo a curadora, são nomes sobre os quais há poucas referências e pesquisas. "Elas não são estudadas na UnB, o etarismo é muito forte e a gente tem artistas aí que produzem até hoje e não têm a produção sendo estudada. Meu ponto é criar referências e mulheres artistas para a nova geração", explica. A exposição faz parte de um projeto maior que inclui a mostra de cinema Elas estão na direção, com filmes de Edileuza Penha, Marisol Kadiegi e Jamila Terra.

Serviço

Trajetórias Femininas - Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília

Obras de Betty Bettiol, Helena Lopes, Lêda Watson, Marlene Godoy, Naura Timm e Ray di Castro. Curadoria: Sissa Aneleh. Visitação até 10 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural (SBS Qd. 4 Lotes 3/4). Classificação indicativa livre

Saiba Mais

 

Naura Timm - Exposição Trajetórias Femininas — Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília, em cartaz na Caixa Cultural.
Ray di Castro - Exposição Trajetórias Femininas — Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília, em cartaz na Caixa Cultural.
Betty Bettiol - Exposição Trajetórias Femininas — Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília, em cartaz na Caixa Cultural.
Lêda Watson - Exposição Trajetórias Femininas — Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília, em cartaz na Caixa Cultural.
Marlene Godoy - Exposição Trajetórias Femininas — Primeira Geração de Artistas Plásticas de Brasília, em cartaz na Caixa Cultural.
Humberto Araujo - Peça Perdoa-me: Pesadelo show!, da Cia. Novos Candangos
Humberto Araujo - Peça Perdoa-me: Pesadelo show!, da Cia. Novos Candangos: mistura de Nelson Rodrigues com musical
Fotos: Humberto Araujo - Peça Perdoa-me: Pesadelo show!, da Cia. Novos Candangos