Juntas na galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo, as obras de Fiamma Viola, Isadora Jochims, Léa Juliana, Marianne Nassuno e Triz de Oliveira Paiva formam uma espécie de poesia e de costura. Sob curadoria de Suyan de Mattos, os trabalhos fazem parte da exposição Pele barro pedra grafite rio, projeto que reúne obras de mulheres em torno de uma temática como se fossem estudos sobre um mesmo tema.
Com técnicas diferentes que são também complementares, as artistas falam de peles, cicatrizes, arquétipos, sexualidade, psicanálise, ciência, doenças crônicas, nascimento e morte em um conjunto que traz esculturas em barro, bordados, desenhos e objetos cheios de lirismo. "São cinco exposições individuais simultâneas que estarão tratando sobre a poética de cada uma dessas artistas, mas com um eixo central que é a terra", explica Suyan. "O que está na terra e passa pela terra são pele barro, pedra grafite e rio. O grafite inclusive está presente no barro, então ao convidar essas cinco artistas eu tive um cuidado de fazer essa costura das cinco porque elas vão estar apresentando suas primeiras exposições individuais no mesmo espaço."
A expografia de Cirilo Quartim divide o espaço da galeria pelas cinco artistas de maneira a promover o diálogo entre as peças, mas também com a intenção de separar os ambientes em tópicos. Assim, os objetos que misturam materiais orgânicos e tecidos de Fiamma Viola podem conversar com as tramas em barro da médica e artista Isadora Jochims e com os desenhos estáticos de Marianne Nassuno, feitos a partir de uma perspectiva de visão limitada. Os objetos feitos por Triz de Oliveira Paiva a partir de coletas realizadas durante caminhadas também tecem diálogo com as obras de Léa Juliana resultantes de uma investigação que inclui percorrer trilhas e caminhadas. E, no conjunto, há uma trama de sensibilidade e poesia que liga todas as obras.
serviço
Pele barro pedra grafite rio
Curadoria: Suyan de Mattos. Com obras de Fiamma Viola, Isadora Jochims, Léa Juliana, Marianne Nassuno e Triz de Oliveira Paiva. Abertura nesta sexta-feira (25/8), às 19h, na Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo. Visitação até 8 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 20h
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.