A fotógrafa Júlia Salustiano queria trabalhar o movimento e a expressão corporal na fotografia quando começou a imaginar o ensaio Corpos e movimento: a coreografia da luz, que rendeu um livro de mesmo nome e tem agora as imagens expostas na Câmara Legislativa do DF.
A artista foi atrás das companhias de dança mais importantes do país para realizar os registros, retratos que trazem bailarinos integrantes do Balé da Cidade de São Paulo, da São Paulo Companhia de Dança, do Grupo Corpo e da Companhia de Dança Deborah Colker. São 43 imagens realizadas em cenários que vão dos interiores de teatros a monumentos e espaços urbanos. “Uma coisa interessante do trabalho é que tem um processo criativo”, explica Júlia. “Por ser uma criação em conjunto com o artista retratado, a gente escolhe o local do ensaio, depois escolhe o figurino, meio que como se fosse uma montagem de um espetáculo. Primeiro pensamos no cenário, depois no figurino e na hora do ensaio trabalhamos juntos a movimentação e os movimentos a retratar.”
Serviço
Corpos em movimento: a coreografia da luz
Exposição de Julia Salustiano. Visitação até 1º de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, na Câmara Legislativa do DF
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.