Neste fim de semana, o Festival de Inverno do Espaço Cultural Alexandre Innecco (ECAI) apresenta seis atrações importantes de qualidade internacional. No sábado (1º/7), o festival conta com o violonista Emanuel Camarão, o coral Lux Animae, dirigido pelo maestro e diretor da ECAI, Alexandre Innecco, e o quarteto de choro Sem Chorumelas. No domingo (2/7), o bandoneonista Javier Ruax, os violoncelistas Duo Guerrot e o coral Orfeu Candango, regido por Alexandre Innecco, se apresentam também. Toda a programação é gratuita, e cada artista fará seis shows relâmpagos, das 18h às 20h30.
O violonista Emanuel Camarão conta que sempre quis tocar no ECAI. "É um lugar incrível e especial que promove um lindo movimento na cidade, nos convidando à vontade de se apresentar lá", comenta Emanuel. E um mês atrás fez um concerto solo no espaço quando navegou pelo repertório da renascença até a atualidade, e finalizou com choro brasileiro.
Alexandre Innecco destaca que na pandemia perdeu muitos cantores e maestros de coro, e por isso, a retomada pós crise sanitária foi difícil. "Ser maestro desses coros neste momento é resistir bravamente a uma vontade imensa que muita gente tem de ficar em casa. Estamos propondo shows alegres e divertidos para uma plateia que queira sair de casa e encontrar vida do lado de fora", explica.
No domingo, o Coral Orfeu Candango estreia nos palcos. Alexandre vai comandar o coral e conta que todo trabalho que começa do zero tem uma liberdade muito grande de expressão, e o grupo nasce com um DNA específico. "Vamos passear do medieval ao popular brasileiro, passando pela renascença. Estou muito feliz em desenvolver esse novo trabalho", ressalta. O casal Augusto Guerra e Norma Parrot compõem o Duo Guerrot. Augusto conta que as apresentações relâmpagos são um modelo que eles nunca realizaram, mas tem certeza que funcionará bem. "É o caso de estar sempre se readaptando à situação de uma nova performance", explica o músico.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais