São João

Festa junina une diversão, tradição e inclusão social

São João do Guará começa nesta semana com apresentação de quadrilha que luta contra a discriminação de pessoas com deficiência

De quinta-feira (22) a domingo (25), ocorre a sexta edição do São João do Guará. Uma das maiores e mais tradicionais festas juninas do Distrito Federal, com expectativa de receber mais de 40 mil convidados durante os quatro dias de evento. A programação conta com diversas bandas de forró, danças, brincadeiras e comidas típicas. Na sexta-feira (23), porém, uma das atrações chama a atenção. A quadrilha Pinga em Mim que, neste ano, vai abordar como tema o combate ao preconceito sofrido por pessoas com deficiência.

Com 60 integrantes e sete anos de existência, o grupo apresenta o tema Mais amor e menos ódio. A história leva a arena de dança artistas representando cadeirantes, cegos, surdos e pessoas com outros tipos de deficiência, seja motora, física, intelectual ou cognitiva. “Queremos, com isso, convidar o expectador a uma reflexão sobre o cotidiano de dificuldades, desafios e discriminação enfrentado por esses cidadãos”, explica Diones Medanha, de 42 anos, presidente e coreógrafo dos quadrilheiros.

Durante a coreografia, o padre celebra o casamento de cadeira de rodas e outros dançarinos ficam de óculos escuros e precisam ser guiados. “Os ensaios foram intensos. Precisamos pesquisar e ouvir muito pessoas que, de fato, convivem com alguma deficiência para tentarmos chegar o mais próximo do real; além de muitos, exaustivos e repetitivos treinos”, completa Diones.

O São João do Guará chega a sua sexta edição neste ano, de 22 a 25 de junho, no quadradão da entrequadra 19/34, ao lado do edifício Consei no Guará II. Bacurau Arretado, Forró com Site e Nilson Freire estão entre as atrações confirmadas, além de quadrilhas juninas, parque de diversões é muito mais. A entrada custa R$ 20 e está disponível no Sympla.

“Estamos na sexta edição de nosso evento. Anualmente, nossa proposta é inovar e ir além da festa. Claro que é um local para diversão, mas tentamos levar nosso público, em algum momento, à reflexão”, explica uma das organizadoras do São João do Guara, Mayara Franco.

Serviço
6º São João do Guará
De 22 a 25 de junho
A partir das 17 horas
Quadradão da entrequadra 19/34, ao lado do edifício Consei no Guará II
R$ 20
Symplia
Classificação indicativa livre