Másica

Mestre do bandolim, Hamilton de Holanda se apresenta no Cruzeiro

Hamilton de Holanda é o grande destaque deste sábado (3/6) de apresentações gratuitas no Cruzeiro

Grande polo de ritmos brasileiros, como samba e choro, a capital do país celebra a instrumentalidade nacional ao longo das próximas semanas com eventos espalhados pelo Entorno. Inegavelmente íntimo de Brasília, o talento musical Hamilton de Holanda é o grande destaque deste sábado (3/6) de apresentações gratuitas no Cruzeiro, a partir das 16h, parte do circuito cultural DF-instrumental-Fest.

O músico, nascido no Rio de Janeiro, mas radicado no Planalto Central, se consolidou artisticamente a partir de seu virtuosismo e inovação no tradicional bandolim, instrumento que ele chegou a aperfeiçoar propondo uma variante com duas cordas a mais. Entretanto, mesmo referência mundial, tratando de musicalidade brasileira, Hamilton nunca perdeu o carinho por onde firmou raízes. "Em todos os shows de Brasília, eu me preparo, musicalmente, tecnicamente, mas também emocionalmente, para aguentar a emoção, a força que é tocar em Brasília, as pessoas que me conhecem desde pequeno…", conta.

A partir da memória do passado, o músico amarra em uma teia de sentidos todas as suas experiências e a sua paixão pela música. "Eu me lembro, quando era pequeno, tocava e via que as pessoas começavam a sorrir,  via que aquilo que eu fazia transmitia um sentimento bom para as pessoas. Então isso alimenta quem está assistindo, quem está ouvindo a minha música e ao mesmo tempo me alimenta", explica Hamilton.

Aqui, sua apresentação marca o lançamento de mais um capítulo de sua extensa e premiada discografia, The flying chicken, além de ser a primeira apresentação na capital desde o falecimento de seu pai. "É o primeiro show que eu faço aqui que ele já não vai estar entre nós. Então  fico bem emocionado de lembrar de tudo que vivi, tudo que eu aprendi."

Com reflexões acerca dos próximos passos, o músico já projeta mais lançamentos, mas não esquece jamais de aproveitar o tempo com a família. "Tem um projeto que vou gravar um disco só com música do Djavan, num futuro bem próximo... Mas eu te diria que, além da carreira, além da música, o grande futuro para mim é ver meus filhos bem".

Com a participação dos músicos Salomão Soares e Big Rabello, o Hamilton de Holanda Trio ainda divide o palco com os atos Trio Aretê, Duo TiFi, Cacai Nunes, Silvestre Brass Band e o guitarrista Igor Gnomo.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco