Música

Brasília bota o bloco na rua com desfiles das escolas de samba

Desfiles das principais escolas de samba, shows de sambistas e performances de DJs animam o carnaval fora de época neste fim de semana

Irlam Rocha Lima
postado em 23/06/2023 06:16
 (crédito:  JOEL RODRIGUES)
(crédito: JOEL RODRIGUES)

Em pleno período de festas juninas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove neste fim de semana o carnaval fora de época, com o desfile de escolas de samba do Distrito Federal dos grupos de acesso e principal, além de shows de sambistas, no Sambódromo de Brasília, no Eixo Cultural Ibero-Americano, ao lado da Torre de TV.

O evento tem início, nesta sexta-feira (23/6), às 15h30, com a apresentação do Samba das Pretas, Dudu Nobre, Vou pro Sereno. Na sequência, desfilam Coruja Serrana de Sobradinho 2, Unidos de Vicente Pires, Unidos da Vila Paranoá, Unidos do Varjão, Unidos da Vila Planalto/ Lago Sul, Águia Imperial de Ceilândia e Unidos do Cruzeiro.

No sábado (24/6), a programação, com início às 14h10, é a seguinte: Manda Matuskela, Bloco dos Raparigueiros, grupos Os Criollos, Cacique de Ramos (RJ), Capela Imperial de Taguatinga, Acadêmicos de Santa Maria, Mocidade do Gama, Bola Preta de Sobradinho e Acadêmicos da Asa Norte.

Domingo (25/6), entre às 12h e às 21h, tem shows de Alexandre do Samba, Kris Maciel, Roda Sagaz, Milsinho e Délcio Luiz e banda (RJ); além da escolha dos vencedores dos grupos de acesso e especial. Em todos os dias haverá a participação de DJs e audiodescrição feita por um apresentador.

"Depois de oito anos, as escolas de samba de Brasília voltam a desfilar. A Aruc vem com o objetivo de encerrar um inédito jejum de 11 anos, oito sem desfile e três vice campeonatos. Com o enredo Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, o objetivo da maior campeã é a reconquista do título. "Vamos contar sua recente história de superação e resistência, quando enfrentou a pandemia, Lei do Silêncio, regularização do terreno e seguiu em atividade, como um verdadeiro espaço de resistência da cultura popular no qual o samba e a alegria mantiveram seus componentes sempre dispostos a defender a agremiação", destaca Rafael Fernandes, presidente da escola do Cruzeiro Velho: "A azul e branco volta para o seu lugar, que é a avenida, com a mesma garra e vontade que construiu um currículo de 31 conquistas", acrescenta.

Serviço

Escolas de Samba

Desfiles nesta sexta-feira (23/6), às 15h30; sábado (24/6), às 14h; e domingo (25/6), às 12h, no Sambódromo de Brasília, no Eixo Ibero-Americano. Acesso gratuito. Classificação indicativa livre.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Bateria da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte
    Bateria da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte Foto: Daniel Junior/Esp. CB/D.A Press
  • Bateria da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte
    Bateria da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte Foto: Daniel Junior/Esp. CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação