Em cartaz na Escola de Música de Brasília (EMB) a partir deste sábado (24/6), o musical Os miseráveis traz para o palco brasiliense um dos maiores clássicos da literatura francesa e um dos maiores sucessos nas grandes cenas internacionais. Com um total de 30 cantores, acompanhados por uma orquestra de 12 músicos, o espetáculo vai contar a história de Jean Valjean a partir de uma perspectiva que mistura música e teatro.
Com figurinos e cenários de época, a adaptação terá trechos cantados e trechos falados, com o texto do próprio livro de Victor Hugo. "É um espetáculo diferenciado porque a maioria dos musicais em Brasília é com playback, e esse vamos fazer com a orquestra", avisa a diretora geral, Renata Dourado, produtora da Áquila Records Produções Artísticas e Cia de Cantores Líricos de Brasília. "A gente fez uma mistura, se baseou no filme, com as cenas cronológicas do filme, e em trechos do livro. O musical original é todo cantado, mas o nosso tem partes que são cenas faladas, com trechos retirados do livro."
A opção por ser fiel aos figurinos e cenários de época também foi uma escolha da direção para sair um pouco da tendência de trazer clássicos para os tempos modernos, como acontece com alguma frequência na ópera. "A gente achou que seria um diferencial, já que as pessoas estavam acostumadas a ir ao teatro e ver gente com roupa de hoje em dia, o que não é mais novidade", explica Renata. "A gente queria uma coisa diferente, que encantasse mais os nossos olhos." Como trabalha com produção de ópera, Renata conta que já tinha muitos figurinos de época prontos para serem reaproveitados na produção, o que também facilitou.
O cantor Vitor Borges, que também é o diretor cênico do espetáculo, vive Jean Valjean, um condenado que ganha a liberdade e tenta reconstruir a vida numa França devastada pela guerra e pela miséria. O inspetor Javert, figura fundamental no romance de Hugo, será vivido por Jeff, formado em canto popular pela EMB e voz frequente na noite brasiliense. "Ele tem um alcance vocal muito bom e o Javert precisa de graves e agudos. É uma voz que canta na noite, em barzinho, é profissional e popular, então vai surpreender", avisa Renata.
Serviço
Os miseráveis
Com Vittor Borges, Jeff, Victor Meira, Jéssica Fritzen, Paula Souza, Jânio Lima, Thaís de Mattos, Isabella Sacerdote, Yas Albuquerque e Natália Lima. Sábado e domingo, às 17h e às 20h, na Escola de Música de Brasília (EMB - 602 Sul). Ingressos: R$ 40 (meia). Ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/miseraveis-o-musical/1952230 .
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.