Ativa há 63 anos, é impossível dizer que a capital, em algum momento, não foi essencial para o circuito cultural da música brasileira. Um dos grandes marcos desse pioneirismo e influência, o Clube do Choro, recebe nesta semana mais uma edição de um evento gratuito de proporções locais e nacionais: o Complexo Cultural do Choro de Brasília, que acontece quinzenalmente até meados de janeiro do ano que vem.
Domingo (4/6), às 17h, no segundo fim de semana dessa série de eventos, a cidade recebe o grande guitarrista de jazz Nelson Faria, cujos laços com a capital remontam à juventude do artista. Apesar de mineiro, foi aqui que Nelson deu seus primeiros passos na música, como aprendiz de violão do mestre Gamela. Mais tarde, ainda lecionou na Escola de Música e se firmou como instrumentista profissional ao lado de nomes como Zequinha Galvão e Toni Botelho. A partir daí, não tardou a se tornar referência mundial no instrumento, acompanhando músicos exemplares e explorando novos métodos como professor.
Além de Nelson Faria, o Clube do Choro ainda recebe o espetáculo infantil O romance do vaqueiro Benedito, às 16h, que explora o formato do teatro de bonecos do Nordeste, e o grupo musical goiano Trio Fusion, às 19h30. Na véspera, sábado (3/6), às 10h, não deixa de acontecer a Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, acompanhada da tradicional feijoada.
*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.