Música

Valter Lobo é a voz da cena indie portuguesa no Festival Cultural Europeu

Valter Lobo faz show no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) como parte da programação do Festival Cultural Europeu

Franco C. Dantas*
postado em 12/05/2023 06:00
 (crédito:  Gabriela Mo/Divulgacao)
(crédito: Gabriela Mo/Divulgacao)

As terras ao Oeste aguardam ansiosamente o retorno do cancioneiro europeu de Valter Lobo. Jurista e músico independente, o lusitano atravessa o Atlântico pela segunda vez na carreira para cumprir cinco datas no Brasil neste mês de maio, incluindo duas apresentações gratuitas na capital. Neste sábado (13/5), às 15h40, Valter se apresenta no CCBB, como uma das atrações do Festival Cultural Europeu, enquanto, no domingo (14/5), às 19h, convida Letícia Fialho para um show conjunto no espaço Infinu.

A partir de uma fagulha artística despretensiosa, Valter se consolidou como um dos novos ícones da cena indie portuguesa. O primeiro LP, Mediterrâneo, de 2016, foi o que possibilitou sua projeção, com os clássicos Oeste, Quem me dera e Guarda-me esta noite, que farão parte de seu repertório a voz e violão. "Não tenho qualquer formação musical, mas sempre me liguei à música de forma intuitiva: aprendi por mim mesmo a tocar violão e guitarra e comecei a escrever minhas canções", explicita.

O segundo e mais recente disco, Primeira parte de um assalto, de 2022, apresenta uma abordagem ainda mais madura, bem recebida pelo público. "Eu senti, principalmente nos primeiros concertos, que as pessoas se ligavam às música emocionalmente." Mal lançou esse, o compositor planeja um novo álbum para o começo de 2024. "Eu nunca penso: 'Vou escrever um disco.' É algo que está sempre em constante criação. Depois, seleciono algumas canções e trabalho de forma que elas, como uma unidade, tenham um propósito."

Para Valter, os laços com a cultura brasileira se estreitam a cada dia. "Falar do Caetano Veloso é como se fosse português também," aponta. "Os artistas brasileiros me influenciam muito na escrita, na forma como cantam, na forma como vivem… Isso se transpõe nas canções, é essencial." Na sua primeira passagem por aqui, ano passado, o compositor se deixou levar pelo país e pelo público que cativou. "É como lançar as canções ao rio e vê-las chegar ao mar."

A maior intimidade com a audiência é o que Lobo tenta conquistar em suas interações. Em meio ao repertório, ele brinca, conta histórias e partilha suas próprias emoções com os ouvintes. "Eu não vejo isso como um mero show, mas um encontro de pessoas, e acho que as pessoas têm gostado. Gosto que cada um seja diferente."

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Festival Cultural Europeu

CCBB (Asa sul Trecho 2). Sábado (13/5), a partir das 11h. Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site do CCBB. Livre para todos os públicos.

Valter Lobo convida Letícia Fialho

Infinu (506 Sul). Domingo (14/5), a partir das 19h. Entrada gratuita. Livre para todos os públicos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  2023. Divirta se Mais. Valter Lobo é um compositor lusitano.
    2023. Divirta se Mais. Valter Lobo é um compositor lusitano. Foto: Gabriela Mo/Divulgação
  •  2023. Divirta se Mais. Valter Lobo faz sua segunda passagem pelo Brasil
    2023. Divirta se Mais. Valter Lobo faz sua segunda passagem pelo Brasil Foto: Gabriela Mo/Divulgacao
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação