Jornal Correio Braziliense

Artes cênicas

Fábula de carnaval é tema de musical de Paulo Verlings

Espetáculo com Paulo Verlings leva a folia ao palco do CCBB em montagem embalada por clássicos da festa popular

Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, AraKetu, Luiz Caldas, Timbalada, Armandinho, Dodô e Osmar dão o tom de Salvador, anoiteceu e é carnaval, que sobe ao palco do teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até 30 de abril. Com texto de Marcéli Torquato e protagonizado por Paulo Verlings, o espetáculo conta a história de Salvador, um músico compositor abandonado pela noiva no dia do casamento.

Verlings teve a ideia e contou com Marcéli para criar a dramaturgia em torno de um musical que envolvesse uma história em forma de fábula embalada pelas músicas tradicionais do carnaval. "A fábula permite viajar através do lirismo e da poesia. E como eu tinha uma ideia de fazer duas versões do mesmo espetáculo, uma adulta e outra livre, que podia ser para criança, achei que a ideia da fábula comportava ambos os públicos, tanto o infantil quanto o adulto, com a possibilidade de transitar pela poesia", conta o ator, lembrando que o lirismo faz parte da peça, assim como uma banda que toca ao vivo. "Eu queria entrar numa fábula como ator e entender como era encenar uma fábula para adultos, pensando no espectador e no meu desejo de realizar um espetáculo com muito lirismo e poesia."

Abandonado pela noiva Constância, Salvador vê os anos passarem até receber uma carta na qual alguém garante que a moça está em uma cidade chamada Ermo. Ao chegar ao local, o personagem se depara com um universo distópico no qual os habitantes, de tanto se dedicarem ao trabalho, perdem a subjetividade. Lá, ele conhece Margarete, que o ajuda na busca pela noiva e, aos poucos, desvenda e entende o universo desolador no qual Constância se perdeu.

Imersa no corporativismo, a população de Ermo pouco ou quase nada tem de individualidade e todos são chamados de Silva. Produzir é a única coisa que importa. "É uma distopia num lugar que nem é de tanta distopia", repara Verlings. "A ideia do espetáculo é levar a pensar sobre onde estamos jogando nosso tempo, nosso tempo de trabalho, de lazer, com a família. Onde estamos depositando nosso tempo na contemporaneidade?"

Serviço

Salvador, Anoiteceu e é Carnaval
Direção: Marcéli Torquato. Com Paulo Verlings,, Aline Carrocino, Carolina Pismel, Ester Dias, Jefferson Melo, Nando Brandão, Patricia Elizardo e Udylê Procópio. Hoje, às 20h, e sábado e domingo, às 15h e às 19h, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB - SCES Trecho 02 Lote 22). Ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília