Com a intenção de abordar a pintura a partir de quatro perspectivas, o projeto Módulo pintura, idealizado por Gisel Carriconde e Pedro Gandra, tem início hoje na galeria deCurators com a exposição Antes que o céu desabe (Pintura e narrativa). A mostra coletiva reúne o trabalho de nove artistas de Brasília em torno da ideia de que a pintura contém sempre uma narrativa e uma poética próprias.
Fazem parte dessa primeira exposição Antonio Obá, Athos Bulcão, Gê Orthof, Pamela Anderson, Soneca, Valéria Pena Costa, Rodrigo de Almeida Cruz, Walter Menon e a dupla de curadores Gisel Carriconde e Pedro Gandra. "A gente fez um recorte que abarca uma geração bastante compreensiva em pintura. A narrativa é um termo muito vigente e queremos qualificar que tipo de narrativa é essa que esses artistas estão apresentando em suas poéticas individuais", explica Gandra.
A intenção dos curadores é, a partir da reunião dos trabalhos, explorar vários aspectos narrativos dos trabalhos, desde uma perspectiva individual até uma leitura coletiva. "Queremos ver também que narrativa é essa que se cria quando você junta esses nove artistas no espaço da galeria, que é uma segunda instância da narrativa, e que narrativa é essa que se forma quando essa exposição chega ao público", avisa Gandra.
O projeto prevê quatro exposições a serem realizadas entre 2023 e 2024. Ainda este ano, a deCurators recebe Pintura como Objeto ainda e, no ano que vem, será a vez de Pintura e Materialidade e Pintura e Cor.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.