Criado em 2014 e integrado por alunos do programa de pós-graduação do departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), o coletivo Vaga-mundo: Poéticas nòmades transformou Brasília em um mapa mundi curioso. Durante meses, os artistas César Becker, Iris Helena, Júlia Milward, Levi Orthof, Ludmilla Alves e Tatiana Terra percorreram as regiões das embaixadas a pé em um experimento do qual resultou as obras de Lá, onde estiver, em cartaz na Caixa Cultural.
Coordenados por Karina Dias, os artistas fizeram longas caminhadas como se a região fosse mesmo ocupada por países. A partir daí, refletiram sobre fronteiras, ser estrangeiro, o significado da paisagem e o lugar de cada um nessa geografia imaginária. "É uma cidade mundo que está ali", diz Karina Dias. "Esse é nosso terceiro projeto. Trabalhamos com três coordenadas que são: expedição, exposição e escrita, sempre relacionadas a como se dá a experiência do ser humano com a paisagem, cada um trazendo para seu universo pessoal mas sempre com o grupo."
Durante as caminhadas, os artistas tomavam notas, faziam fotos e vídeos e conversavam sobre as implicações de fronteiras inusitadas como entre a Bélgica e o Irã, ou entre a Áustria e o Japão, ou ainda entre Espanha e Peru. "Fizemos uma volta ao mundo fora do mundo, com muros, bandeiras, câmeras de vigilância. E refletimos sobre o que significa caminhar coletivamente num espaço a céu aberto", conta Karina. "Surgiram questões muito provocadoras, como a relação entre muro e fronteira, residente e estrangeiro, em que momento deixamos de ser residente e passamos a ser estrangeiros em nossa própria cidade, o que significa caminhar estando nas bordas dos países. A noção de fronteira foi muito importante pra gente."
Na exposição, além de trabalhos realizados coletivamente e as notas tomadas durante a experiência, há obras individuais de cada um dos participantes. Além dos integrantes do coletivo, participaram também os artistas Gabriel Menezes, Luiz Olivieri e Luciana Paiva. "Cada um entra com a sua singularidade. Caminhamos coletivamente, vivemos uma viagem coletivamente e cada um transforma isso em trabalho poético", diz Karina.
Lá onde estiver
Mostra coletiva do Grupo Vaga-Mundo: Poéticas Nômades. Com César Becker, Gabriel Menezes, Karina Dias, Iris Helena, Júlia Milward, Levi Orthof, Luciana Paiva, Ludmilla Alves, Luiz Olivieri e Tatiana Terra. Visitação até 30 de abril, de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural (SBS, quadra 4, lotes 3/4 )
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.