Cinema

Dramas cercam esperançosas mulheres, no cinema

Na telona, há tristes destinos para personagens dispostas a construírem, a todo custo, um desejado destino de inesperada felicidade

Ricardo Daehn
postado em 31/03/2023 00:01 / atualizado em 31/03/2023 11:29
A garota radiante: drama a galope -  (crédito:  Pandora Filmes/Divulgação)
A garota radiante: drama a galope - (crédito: Pandora Filmes/Divulgação)

Dois filmes que estreiam na semana trazem biografias com mulheres absolutamente envolvidas com as artes e as criações artísticas. A garota radiante, ambientado em 1942, marca a estreia da cineasta e roteirista Sandrine Kimberlain (atriz de filmes como Mademoiselle Chambon), numa fita centrada na figura de uma jovem de 19 anos. Judia, a personagem Irène (Rebecca Marder, descoberta no teatro) transita com seus desejos de ser atriz, justo em meio à França ocupada pelos nazistas.

Concorrente em 2022 à Palma de Ouro do Festival de Cannes, o filme do russo Kirill Serebrennikov A esposa de Tchaikovsky traz parte dos bastidores da vida do criador de peças musicais célebres como O quebra-nozes e O lago dos cisnes. Por meio da literatura que cercou a vida doméstica de Pyotr Tchaikovsky, o diretor chegou a detalhes em torno de Antonina Miliukova (Alyona Mikhailova), uma mulher obcecada por dar novo rumo às diretrizes homossexuais do reconhecido compositor.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE