Música

Banda de metal finlandês se apresenta em Brasília no sábado

A Sonata Arctica sobe ao palco do Toinha neste sábado para participar do Brasília Medieval Fest

Franco C. Dantas*
postado em 10/03/2023 06:29
 (crédito:  Reuter Music & Photography/Divulgação)
(crédito: Reuter Music & Photography/Divulgação)

O gélido inverno escandinavo se choca com o ardor do verão cerratense neste sábado (11/3), com a apresentação das estrelas do power metal finlandês Sonata Arctica. A banda vem a Brasília após múltiplos adiamentos da turnê latino-americana, prevista inicialmente para ocorrer no começo de 2020. Agora, para alegria dos cabeludos, os nórdicos tocarão finalmente no Toinha Brasil Show, comemorando 25 anos de existência, ao lado do projeto mineiro de folk metal Tuatha de Danann.

Sonata Arctica surgiu na pacata cidade de Kemi, no suvaco da península escandinava, em 1995. Entretanto, primeiro sob a alcunha Tricky Beans e tocando hard rock, só assumiriam o nome e a sonoridade atual em 1999. O estilo que a banda desenvolve tem influências do metal enérgico e épico dos conterrâneos da Stratovarius, em combinação com melodias bem trabalhadas e sofisticadas.

Sonata Arctica tocou pela primeira vez no DF em 2002, seguindo o sucesso explosivo do disco Silence, o mais conhecido da banda. Em 2014, se apresentaram no festival Video Games Metal, próximo ao lançamento do álbum Pariah’s child. Desta vez, terceira vinda dos finlandeses a capital, eles promovem os discos Talviyö, lançado lá em 2019, e Acoustic adventures, projeto acústico que teve dois volumes disponibilizados no ano passado.

O Tuatha de Danann, com quem os finlandeses dividem os holofotes, foi iniciado em 1996, em Varginha (MG), com a proposta de amalgamar metal com a música tradicional celta. “Este interesse (pelos celtas) começou ainda nos anos 1980 quando passava um desenho sobre o Rei Arthur diariamente”, conta o fundador da banda Bruno Maia. “Aquela palavra, 'celta', me fisgou e foi crescendo junto comigo, permeando muitas dimensões da minha vida, seja no horizonte musical, literário, histórico e mesmo acadêmico”, diz.

O som da banda combina múltiplas referências: desde rock clássico, até a MPB, passando também pelo metal extremo. Para os integrantes, a identidade do projeto amadureceu como um bom vinho. “Começamos muito novos. Na primeira demo-tape da banda eu tinha apenas 15 anos. Na segunda, de 1998, eu tinha 17 e já se percebia o tamanho do salto na qualidade de composição e estética da banda naquele pequeníssimo intervalo. Imagine agora”, reflete Bruno. Neste ano, Tuatha de Danann deve lançar o oitavo álbum de estúdio.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Serviço
Brasília Medieval Fest
Toinha Brasil Show (SOF Sul Quadra 9). Amanhã, a partir das 19h. Ingressos esgotados. Não recomendados para menores de 18 anos.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE