Após levar as pessoas de muitos lugares do Brasil, de Portugal e da Irlanda às gargalhadas com o espetáculo Humor de Santo, o brasiliense Paulo Mansur chega a Brasília com o espetáculo solo, 1,2,3... Baixando, no Worlld Brasília.
O humorista, com mais de 15 anos de carreira, tem um público amplo e diverso. Ele sempre teve facilidade em fazer as pessoas rirem, mesmo quando essa não era a intenção dele, mas as oportunidades se ampliaram quando ele pediu licença a seus guias e se dedicou ao humor umbandista. "Resolvi começar a fazer stand up comedy umbandista em 2016, e de lá, o mundo se abriu para mim, literalmente", comenta Mansur.
Durante as apresentações de 60 minutos, Mansur consegue fazer as pessoas gargalharem e, ainda, desconstruirem estereótipos relacionados à umbanda abordando as histórias dos terreiros. "Muito do que as pessoas pensam, entendem sobre religiões de matriz africana vem de filmes, história, estórias, pré-conceitos e preconceitos. Quando o show acontece em uma casa conceituada, como é o caso de Brasília, ajuda a representar e normalizar algo tão bonito quanto a religião de umbanda", afirma.
O humorista entende que é perfeitamente possível tratar de um tema sério como religião de forma descontraída. "Eu fui mais elogiado e incentivado do que criticado. A umbanda é, por natureza, uma religião alegre. Risos, gargalhadas e música são constantes em terreiros. Então, é natural que a ideia de um stand up comedy umbandista não fosse tão avessa aos umbandistas. Até hoje, 100% das críticas que eu recebo são de pessoas que não viram o espetáculo e estão mais cuidando do que amam do que atacando o meu show", destaca o comediante.
O novo espetáculo é o sexto stand up comedy umbandista dele, causando muita expectativa. "Quando eu comecei a fazer stand up, percebi que, por meio do estudo e da prática, minha comédia só melhorava", ressalta.
1,2,3…Baixando
Domingo (26/2), às 20h, no Worlld Brasília — DIA Trecho 3. Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos por meio da plataforma on-line do Sympla. Evento não recomendado para menores de 14 anos.