Jornal Correio Braziliense

Cinema

Cine Brasília repleto de atrações

Além da mostra Vá e veja, que exibe os melhores filmes de 2022, o cinema da EQS 16/107 aposta na estreia do longa Fabian

Fabian: O mundo está acabando é um longa dramático, austro-alemão, dirigido por Dominik Graf, que entra em cartaz, às 19h desta sexta-feira (6/01), no Cine Brasília (EQS 106/107). O longa tem horários diferenciados no sábado (20h15) e domingo (20h). Com quase três horas de duração, teve estreia mundial na 71ª edição do Festival de Berlim. A história se passa na Alemanha, em 1931, e gira ao redor de Jakob Fabian, um publicitário niilista; Cornelia, atriz por quem ele se apaixona; e Stephan Labude, seu melhor amigo. A vida de Fabian é profundamente afetada pela crise em curso no país, quando o sonho liberal da República de Weimar se desestrutura frente à ascensão do nazismo.

Enquanto isso, a carreira de Cornelia começa a despontar. Baseado no romance literário Fabian: A história de um moralista, obra escrita pelo jornalista alemão Erich Kästner em 1930, o longa combina ficção com elementos autobiográficos a fim de pintar o cenário de declínio moral e instabilidade social na Alemanha. O filme de Graf é a segunda adaptação criada para cinema, antecedido por Fabian (1980), de Wolf Gremm.

Mais possibilidades 

Também no Cine Brasília, duas sessões, no sábado e no domingo, trazem O tesouro do Pequeno Nicolau (às 10h, em versão dublada), e às 14h, legendada. O filme é o terceiro de uma franquia inaugurada por Laurent Tirard e apresenta as aventuras do ingênuo e traquinas Nicolau, que, desta vez, enfrenta as incertezas de ser obrigado a mudar de cidade.

Ainda no Cine Brasília, uma dobradinha de filmes conduzidos por mulheres chama a atenção, sábado e domingo: Com amor e fúria (às 16h) e Aftersun (às 18h15). O primeiro, assinado por Claire Denis, coloca a atriz Juliette Binoche vivendo a incerteza de Sara, frente ao antigo amante François. O longa integra a retrospectiva Vá e veja, dedicada aos melhores títulos de 2022. Já Aftersum, de Charlotte Wells, traz o ator Paul Mescal interpretando Calum, um pai deslumbrado pela companhia de Sophie, a jovem filha dele. Ambos, antes de uma mudança abrupta, vivem época de ouro num clube situado na costa turca.