Teatro

Teatro Mapati encena versão de Os saltimbancos, clássico de Chico Buarque

A Companhia de Teatro Mapati apresenta o espetáculo 'Os Saltimbancos músicos de Brémen', uma adaptação da versão de Chico Buarque para contos dos irmãos Grimm

Para encerrar o ano com alegria, a Companhia de Teatro Mapati traz nesta sexta-feira (30/12), às 19h, para os palcos do teatro da Caixa Cultural de Brasília o espetáculo musical Os saltimbancos músicos de Brémen. A peça é uma adaptação de Tereza Padilha da versão de Chico Buarque sobre o conto Os músicos de Brémen, dos irmãos Grimm.

O espetáculo infantil narra a história de quatro animais, um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que fogem da fazenda onde vivem, em razão dos maus tratos que sofriam dos cuidadores. A trupe parte para a cidade com o intuito de se tornarem grandes músicos, um sonho em comum entre as personagens. 

Em entrevista ao Correio, Tereza Padilha, diretora da peça, explica a importância da adaptação da linguagem para o público infantil. O intuito da diretora é tornar compreensível para a criançada a mensagem na obra. "Eu acho que são coisas legais de ensinar às crianças como mostrar a importância das pessoas com mais idade, de pessoas como o vovô e a vovó", explica a diretora.

Na versão original de Chico Buarque, a peça faz uma alegoria política, em que cada animal simboliza um grupo político influente na sociedade. A galinha representa a classe operária; o jumento representa os trabalhadores do campo; o cachorro é uma alegoria dos militares; a gata sugere a classe artística.

A adaptação de Tereza Padilha é uma mensagem sobre o envelhecimento e o respeito à sabedoria dos mais velhos. Além disso, a diretora incentivou a interpretação de cada ator para ressaltar uma característica ou uma história de cada personagem. "Algumas modificações foram feitas pela leitura de cada ator sob o texto, eles brincam com as falas", destaca Tereza.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

 

Saiba Mais