Cinema

Festival no Cine Brasília traz leva de filmes a serem revisitados

Com curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi, a retrospectiva dos melhores de 2022 está em cartaz no Cine Brasília

Com a importante ressalva de dois dias inoperantes (amanhã, 24/12, e domingo, 25), o Cine Brasília (EQS 106/107) traz seis atrações concentradas em dois dias dias de atividade reservadas aos cinéfilos adultos. Nesta sexta (23/12), às 20h30, Shortbus (de John Cameron Mitchell) — numa pré-estreia incendiária de uma fita produzida em 2006 — traz um enredo que cerca uma terapeuta de casais incapaz de ter orgasmo. Um clube, algo marginalizado, que mescla artes, política e sexo, reúne junto a essa mulher as várias facetas do desejo polissexual.

Antes, às 18h, será a vez de conferir Tre piani, do premiado diretor italiano Nani Moretti. O filme integra a programação da mostra Vá e veja — Retrospectiva 2022, sob curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi. Tre piani, que foi exibido no Festival de Cannes, traz uma ampla galeria de personagens que se cruzam no cotidiano de um condomínio. Crítico e dramático, o cinema de Moretti se faz valer a partir de uma adaptação de texto do israelense Eshkol Nevo. Amor e ódio se instalam entre os moradores, no filme em que Denise Tantucci vive a ninfeta Charlotte; Riccardo Scamarcio interpreta um homem casado e agitado e Marghrite Buy dá vida a uma fragilizada mãe.

Com a lacuna no sábado e domingo, é importante ressaltar da continuidade de Vá e veja, que segunda-feira (26/12), trará os longas Encontros (18h) e Roda do destino (20h). O primeiro filme é um título coreano assinado por Hong Sang-Soo. Na trama, três enredos são complementares e envolvem fama, dilemas amorosos e uma viagem ao exterior. Do Japão, chega o filme de Ryusuke Hamaguchi Roda do destino que revela o encontro inesperado de duas mulheres, além de duas outras tramas em paralelo: a primeira relacionada a um triângulo amoroso e outra conectada a uma perigosa sedução em ambiente de estudos.